Aveiro/Fátima

Aveiro

Se você estiver de carro, coloque no seu GPS o destino “Praça Humberto Delgado”, pois a partir daí poderá percorrer quase tudo a pé. Há a Garagem de estacionamento Parque Saba Marquês de Pombal.

O principal passeio nesta cidadezinha é o de barco conhecido como moliceiros. Nós não fizemos este passeio porque no dia o tempo não estava bonito e acabei não me animando muito. O passeio que custava 10 euros deve ser legal, porque te dá uma visão geral da cidade e passa pelos canais.

Sé de Aveiro é também conhecida por Igreja de São Domingos de Aveiro. A torre sineira ainda conserva o sino original e foi construída em 1860.

A cidade é bem bonitinha, gostosa pra você andar sem pressa, há muitas lojinhas principalmente aquelas lojinhas de doces de ovo mole. Eu não tive coragem de experimentar!

Como já disse em outras oportunidades da minha experiência gastronômica em Portugal, infelizmente não foi das melhores. Nesse dia em Aveiro escolhi comer em um shopping que tinha na cidade e comi um lanche qualquer, não aguentava mais ver aquelas comidas. Mas há opções legais nesse shopping de comida local também, conforme foto abaixo rsrsrs

Fátima

Esse foi um dos lugares mais esperados da viagem. Foi tão bom estar lá, que paz, que energia boa, não dava mais vontade de ir embora, porque a tranquilidade era tanta que era difícil pensar em viver sem sentir aquilo. Momento que você esquece do mundo, do que te deixa triste, e parece que o coração explode de alegria.

Fátima é um dos maiores centros de peregrinação católica do mundo, que atrai em média 6 milhões de pessoas anualmente.
Tudo começou em 1917, com uma pequena capela depois que Lúcia, Jacinta e Francisco viram Nossa Senhora pela primeira vez. Atualmente o lugar é bem grande, comparado com tamanho da São Pedro na Itália.

Um dos lugares mais procurados é a Capela das Aparições. Ali havia a azinheira sob a qual a Virgem apareceu. A árvore acabou sendo destruída pelos próprios peregrinos, que arrancavam seus galhos. Hoje, em seu lugar, está a famosa imagem de Nossa Senhora.


Em 2007 foi inaugurada a gigantesca Basílica da Santíssima Trindade, que consegue receber cerca de 8.000 pessoas de uma só vez, já que a Basílica de Nossa Senhora de Fátima (1953), onde estão enterrados os 3 pastorinhos, já não conseguia dar conta de receber tantos fiéis.

Basílica da Santíssima Trindade

Não deixe de assistir uma missa neste lugar tão santo, a missa foi tão linda que chegava a emocionar.

Basílica de Nossa Senhora de Fátima

Basílica de Nossa Senhora de Fátima
Interior da
Basílica de Nossa Senhora de Fátima


Uma outra visita que você não pode deixar de fazer é na Casa dos Pastorinhos, onde é possível encontrar o ambiente intacto, desde móveis a objetos pessoais. Pensa num lugar santo, você consegue sentir a pureza e santidade daquele lugar, tão simples, mas tão cheio de Deus.

Em frente à casa onde viveu a Irmã Lúcia vive a sobrinha dela. Aos 97 anos, a Sra. Maria dos Anjos mora em frente à antiga casa da tia. Ela fica com um terço na mão e quando fomos dava pra vê-la por uma porta de vidro, estava frio e ela estava ali sentada.


Partindo da casa de Lúcia, você pode percorrer a famosa Via Sacra de Valinhos. Os “valinhos” são os terrenos onde os três pastorinhos percorriam desde suas casas em Aljustrel até à Cova da Iria (onde a Virgem aparecia) para pastorear os rebanhos.
Nesta mesma área está a Loca do Anjo, onde ocorreram duas das aparições do Anjo da Paz em 1916. É um lugar muito santo e você pode sentir em seu coração toda a paz e pureza daquela lugar.


Onde comer

Nós optamos em jantar no restaurante A Tasquinha. A comida estava gostosa e a sobremesa também. Valeu muito a pena porque o ambiente era bem gostoso, atendimento ótimo.

Espero que tenham gostado das dicas.

Até a próxima TRIP!