Vamos passear em Roma hoje?
Roma é uma cidade muito grande e eu vou colocar apenas os principais pontos turísticos. Já fui 3 vezes para Roma e cada vez que estive lá vi alguma arquitetura diferente, uma igreja que não conhecia. Então, se percam pela cidade, caminhem o máximo que puderem e vão descobrindo lugares lindos. Para colocar aqui no blog, irei me basear na minha última viagem porque está mais fresco em minha memória.
Vamos lá?
Super Dicas:
Pra quem for ficar bastante dias na Itália, aconselho comprar chip para ficar com internet, pois assim fica mais fácil para se locomover por lá. Na estação Termini você pode comprar chip da TIM. O custo do chip é €26 e terá 1 mês de internet grátis.
Pra quem for ficar alguns dias em Roma, vale muito a pena adquirir o Roma Pass, pois o transporte público é ilimitado e a entrada para o Coliseu, Palatino e Fórum Romano é gratuita e, além disso, no Coliseu há uma fila especial para quem possui o Roma Pass e daí você consegue entrar mais rápido porque dependendo do dia a fila é enorme.
O Roma Pass você pode comprar no aeroporto ou em estações de metrô. Caso tenham dificuldades em encontrar, podem se informar no hotel que forem ficar para poderem comprar.
Caso você não opte pelo Roma Pass, você pode adquirir o bilhete para o coliseu no site https://www.rome-museum.com/br/bilhetes-coliseu.php ou comprar na bilheteria no dia do passeio. Se for comprar no dia, opte por iniciar pelo Palatino e compre sua entrada lá, digo isso porque a bilheteria do Palatino é mais vazia.
Se você comprar o bilhete pela internet, não esquecer de levar o papel impresso para trocar por ticket na bilheteria do Fórum Romano (saindo da estação, caminhar com o Coliseo à sua esquerda. O Fórum Romano fica numa ruazinha bem em frente ao coliseu). É bem tranquilo para encontrar, qualquer dúvida podem perguntar para qualquer segurança que eles orientam.
Dica: Tente ir bem cedo, porque geralmente tem muita fila e além disso quanto mais tarde mais calor e o sol vai ficando bem forte.
Fontana di Trevi
É uma ambiciosa construção de fontes barrocas da Itália. Há uma tradição que diz que se atirar uma moeda para a fonte, terá a realização de um desejo. A maioria das pessoas preferem pedir sua volta a Roma, afinal quem não quer voltar para esse lugar tão especial?
Pantheon
É uma estrutura romana antiga que se encontra bem conservada e está localizado na Piazza della Rotonda. O Pantheon tem sido utilizado como uma igreja, dedicada à “Santa Maria e os Mártires”.
Significado de Pantheon: palavra latina derivada de duas palavras gregas, pan e theón, ou seja “de todos os deuses”.
Quando você entra no Pantheon poderá verificar uma abertura no teto que é chamada de “óculo” que mede 9 m de diâmetro. Foi necessária porque caso não tivesse essa abertura a cúpula cairia pelo excesso de peso, para se comunicar diretamente com os deuses e pela possibilidade de estudos de astronomia pelos raios de luz que entram pelo óculo.
Para chegar até o Pantheon você pode ir caminhando da Fontana di Trevi que são apenas 650m, andar pelas ruas em Roma é sensacional porque você passa por lugares lindos.
Pertinho do Pantheon, caso estejam com fome tem um restaurante que gostamos bastante que se chama Hostaria de Pastini. Pena que não tiramos fotos dos pratos.
Piazza Navona
É uma das mais célebres praças de Roma.
Uma fonte super interessante é a Fontana dei quattro Fiumi ou Fonte dos Quatro Rios: representa os rios dos quatro continentes, ou seja, Nilo – símbolo da África, Ganges – símbolo da Ásia, Danúbio – representando a Europa, e Rio de la Plata – representando a América;
Essa Piazza fica a 350m do Pantheon. Caminhe o máximo que puder, você não vai se arrepender.
Dica: Perto da Piazza Navona tem uma Lindt, experimente o café Goloso, é definitivamente espetacular. Vem com uma colher de chocolate e um bombom. Se quiser pode aproveitar pra comprar a Nutella da Lindt, custa 8,9 euros, é maravilhosa, sempre que viajo para a Europa eu compro porque há 40% nocciole.
Ponte Humberto I
Desta ponte se tem uma vista incrível do Vaticano e tem a corte suprema. Você pode chegar até esta ponte caminhando 400m da Navona. Vale muito a pena porque o lugar é lindo e em suas caminhadas você sempre encontrar alguma arquitetura diferente, algum lugar diferente, igrejas lindas. Em Roma há muitas igrejas e cada uma tem a sua beleza particular. Nunca vi tantas igrejas lindas, entro em todas e aproveito para agradecer por estar ali naquele momento. O lugar é lindo à noite, aproveite para curtir o momento.
Coliseu, Palatino e Fórum Romano
O Coliseu romano foi considerado uma das sete maravilhas do mundo e nos faz lembrar a grandiosidade do Império Romano. O Coliseu sempre foi visto como símbolo do Império Romano, sendo um dos melhores exemplos da sua arquitetura e ainda tem ligações à igreja como a procissão da Via Sacra liderada pelo Papa todas as Sextas-feiras Santas.
Conta a história que na abertura do Coliseu, houve uma festa que durou 100 dias e dezenas de gladiadores foram mortos. Depois de 3 anos de trabalho, no ano 80 dC, o Coliseu Romano foi inaugurado e durante os jogos 9 mil animais adestrados e selvagens pereceram. Não deixem de passar à noite no Coliseu porque é lindo!
Dizem que foi o Palatino que deu origem a Roma e escavações feitas recentemente mostram que já havia habitantes em 1.000 a.C..
Fórum Romano é um dos lugares mais bonitos e interessantes de Roma, e você pode imaginar como foi há mais de 20 séculos.
Arco de Constantino
O Arco de Constantino foi construído entre 312 e 315 e foi encomendado pelo Senado Romano para comemorar os 10 anos do reinado de Constantino. Foi inaugurado em 315 e tiveram jogos e orações comemorativos.
Piazza di Spagna
Surgiu no século XVI e foi construída entre os anos de 1723 a 1726. Esta piazza recebeu este nome porque aquela localidade era propriedade da embaixada espanhola em Roma.
A Escalinata di Trinità dei Monti (Escadaria de Trinità dei Monti) é o ponto mais conhecido da praça. Lá em cima tem uma igreja e a vista é bem bonita.
Piazza dela Republica
Fica perto da estação Termini, é uma praça muito bonita e tem o Eataly para quem quiser comer alguma coisa. Nós experimentamos a pizza e estava realmente deliciosa.
Piazza Venezia
Se você quiser ir para a Piazza Venezia do Metro Colosseo, basta pegar o ônibus 51 (pegar o ônibus no sentido que o Coliseu fique à sua esquerda).
Basílica de San Pietro in Vincoli
Ela é pouco visitada, mas entendo que vale muito a pena porque possui o Moisés de Michelangelo. Um trabalho espetacular desse gênio renascentista.
Santa Maria Maggiore
Essa igreja fica perto de Termini, por fora é sensacional, dizem que é uma das igrejas mais bonitas de Roma e dedicada a Virgem Maria. O Papa Liberio recebeu um sinal da virgem maria pedindo que fosse construída uma igreja em sua homenagem. Eu não consegui entrar dessa última vez que fui porque já estava fechada quando cheguei, infelizmente.
Trastevere
Caso estejam na Piazza Venezia, é só pegar o Tram 8 e assim que passar a ponte, descer no próximo ponto. Essa vilinha é linda e vale muito a pena caminhar e comer por lá.
Basílica di Santa Maria in Trastevere / Piazza Santa Maria in Trastevere
Não deixem de entrar nessa basílica porque é simplesmente linda por dentro. Ela é pequena, mas quando você entra fica de queixo caído. Pena que não tirei foto para colocar aqui.
Almoço em Trastevere: As 3 vezes que estive em Roma almocei nesse lugar, eu amo a comida, bem feitinha, atendimento ótimo. O restaurante fica na Via Della Lungaretta (baccanale). A Brusqueta é uma delícia!
Caso optem por almoçar em Trastevere, aconselho após o almoço pegar o tram 8 de volta para a Piazza Venezia e continuar mais uns 500m caminhando até a Via del Corso, pois nessa rua há muitas lojas como H&M, Zara e outras.
Indo até o final da Via del Corso você chegará na Piazza del Popolo. Na caminhada, escolha um lugar para tomar um gelato maravilhoso.
Piazza del Popolo
Praça do Povo e é uma das mais importantes praças de Roma. Nesta praça fica a igreja Santa Maria del Popolo, ao lado da Porta del Popolo. É nesta praça, também, que ficam as igrejas gêmeas Santa Maria dei Miracoli e Santa Maria in Montesanto.
Existem duas fontes nesta praça: Fontana della Dea di Roma de um lado e Fontana del Nettuno do outro.
A praça é gigante e bem no centro fica o Obelisco Flamínio com 24m de altura, trazido do Egito para Roma pelo imperador Otaviano Augusto.
Castel Sant’Angelo
O Castelo de Santo Ângelo localiza-se na margem direita do rio Tibre e atualmente é um museu. Este lugar é Simplesmente lindo, vale muito a pena passear por lá.
Ponte Sant’Angelo.
Museu Vaticano
Você pode descer no metro cipro ou ottaviano.
Aconselho comprar os ingressos com 2 meses de antecedência para não precisar ficar na fila quilométrica do museu e este é um passeio que não tem como deixar de fazer. Se comprar esse ingresso pela internet você escolhe um horário e ao chegar não pega nenhuma fila, é muito top. Lá dentro é tão lindo que chega a emocionar!
Site: https://biglietteriamusei.vatican.va/musei/tickets/
Capela Sistina
A Capela Sistina é famosa pela sua arquitetura, inspirada no Templo de Salomão do Antigo Testamento. A pintura teve colaboração dos maiores artistas Renascentistas, incluindo Michelangelo, Rafael, Bernini e Sandro Botticelli.
A capela é atualmente o local onde se realiza o conclave, o processo pelo qual um novo Papa é escolhido. Não tenho fotos para compartilhar, pois é proibido tirar fotos dentro da Capela.
Igreja Vaticano
A Basílica de São Pedro (em italiano Basilica di San Pietro) é uma basílica no Estado do Vaticano. É um dos mais importantes edifício religioso do catolicismo.
Classificada pela UNESCO e preservada como Patrimônio Mundial da Humanidade, a Basílica de São Pedro foi considerada o maior projeto arquitetônico da sua época.
No altar da basílica está enterrado São Pedro (de onde provém o nome da basílica) um dos doze apóstolos de Jesus.
Dentro da Basílica é deslumbrante.
Dica: Se você tiver no museu você não precisa sair dele para ir à Igreja, tem uma passagem pelo museu que você já sai na praça de São Pedro sem precisar passar novamente pelo detector de metal.
Às quartas-feiras o Papa reza missa na praça e passa pelos fiéis com o Papa Móvel. Mas para poder vê-lo, chegue muito cedo e tenha muita paciência porque o local fica muito cheio. Os outros dias é bem mais tranquilo, você consegue caminhar com tranquilidade lá dentro, consegue ver a igreja com calma, vale muito a pena.
Se tiver tempo, passe na igreja à noite, é linda demais!
Lugares que ficamos:
Hotel Califórnia – Via Principe Amedeo 39, Estação Termini. Não tem muito luxo, mas é muito bem localizado.
Airbnb: True Colors Apartments (bem localizado também, perto de metrô)
Lugares que comemos e gostamos muito:
– Hostaria de Pastini – fica perto da Fontana di Trevi (fomos muito bem atendidos, a comida estava gostosa. Neste restaurante nós comemos um Cacio e Pepe e um Carbonara).
– La Vacca Mbriaca – estação Cavour – este restaurante é uma delícia, lugar pequeno, comida bem feita. Atendimento também foi ótimo.
-Antica Pizzeria Da Michele – metro flaminio (500m da piazza del popolo). A pizza estava realmente deliciosa. Tinha um pouco de fila, mas foi bem rápido, vale a pena esperar!
– Pizzeria da Baffetto – Via del Governo Vecchio. A pizza estava muito boa também.
Pra quem não gosta de vinho ou cerveja e gosta de refrigerante, experimente a FANTA, parece um suco de laranja, é bem suave, realmente uma delícia. Acho que pelo menos um dia, vale a pena experimentar. A cor é bem clarinha, é bem diferente da FANTA do Brasil.
Por último, segue um mapa do metrô que eu acho que ajuda bastante! Aproveite muito cada minuto de sua viagem. Viajar é VIDA!
Espero que essas dicas tenham ajudado e que tenham gostado.
Até a próxima TRIP.