O que dizer de FLORENÇA?
Essa é uma das cidades que mais amo na Itália, então sou suspeita em dizer qualquer coisa. É aquela cidade que você não quer ir embora, é tão prazeroso sair caminhando por aquelas ruas com construções lindas, gelaterias, restaurantes, lojinhas. Já fui 3 vezes para Florença e quero muito voltar porque sempre fica a impressão de que você não conheceu tudo e que precisa estar lá novamente. Se for para a Itália, inclua no seu roteiro essa cidade e tenho certeza de que você não vai se arrepender. Florença impressiona pela sua riqueza arquitetônica que se conservou ao longo de séculos.
Dica: Nesta cidade você não vai precisar de carro, dá pra fazer tudo a pé. Caso esteja de carro, vindo de algum outro lugar, você pode deixar em algum estacionamento fora da cidade e ir caminhando até lá. Esta é uma cidade que você não pode entrar de carro, apenas os carros autorizados que circulam dentro da cidade.
Estacionamento: Parcheggio Stazione Binario 16 ou Parcheggio Stazione Fortezza Fiera. É super perto do centrinho para ir caminhando e custa por volta de 2 euros a hora.
Igreja de Santa Maria Novella
É a primeira grande Basílica de Florença. A igreja foi projetada por dois Frades Dominicanos. Essa igreja fica localizada num lugar nobre em Florença e é um lugar lindo. Essa igreja possui uma belíssima fachada em mármore branco e verde.
A parte de trás dessa igreja é linda também e é perto da estação de trem
Basílica de Santa Maria del Fiore (Duomo)
Essa Basílica é uma das mais lindas pela sua grandeza e estilo. Quando você chega e olha para igreja você pensa: meu Deus, como eles conseguiram fazer isso em uma época que não havia tantos recursos? A construção iniciou-se em 1296.
A Duomo de Florença demorou seis séculos para ficar pronta. A história de sua construção é simplesmente linda e de arrepiar. A cúpula possui mais de 100 metros de altura e chamou a atenção durante muito tempo, devido à imponência, de investigadores, arquitetos e matemáticos que investigaram a técnica utilizada por Filippo Brunelleschi para manter a estrutura gigante sem o auxílio de um suporte de madeira ou de ferro.
Depois de muitos anos de estudo, o professor e arquiteto italiano Massimo Ricci chegou a conclusão que a estrutura interna da cúpula octogonal, disposta em duas camadas e de duas formas diferentes é o que suporta todo o peso da construção. Percebeu-se que os tijolos foram dispostos na diagonal com o auxílio de um sistema de cordas que permitia calcular a posição e o ângulo exato em que cada tijolo deveria ser colocado. Imagina calcular a posição e o ângulo exato de cada tijolo para uma igreja daquele tamanho? É simplesmente sensacional e apaixonante!!!
Dica: Não deixe de passar pela Duomo durante à noite porque a igreja iluminada fica linda.
Cúpula da Duomo: é linda demais!!! Como pode algo tão perfeito?
Dica: Se quiserem conhecer a Duomo por dentro preste atenção nos horários de abertura e fechamento, ou seja, a igreja abre de segunda a sexta das 10:00 h. às 17:00 h., aos sábados das 10:00 h. às 16:45 min. e aos domingos das 13:30 min. às 16:45 minutos. Não chegue muito perto do fechamento porque senão eles não deixam entrar e vai perder tempo.
Palazzo Vecchio
Localizado em frente a Piazza della Signoria, é um dos marcos da capital da Toscana e foi construído em estilo gótico medieval. Sua construção foi obra de Arnoldo de Cambio e começou em 1299 e terminou quinze anos mais tarde. Atualmente é a sede da prefeitura do município Florentino e no seu interior é um museu.
Piazza della Repubblica
É uma das áreas mais nobres de Florença. Esta praça possui muitas lojas, restaurantes e cafés modernos e antigos. Possui um carrossel muito bonito e pra quem tem criança, tenho certeza que será muito divertido.
Loggia del Porcellino
Mercato del Porcellino (piazza del Mercato Nuovo)
Aqui abriga uma construção muito bonita e rola uma feira que você encontra de tudo principalmente objetos de couro. Além disso, possui a estátua de bronze do Porcellino e diz a lenda que quem passar a mão no focinho do Javali vai voltar em Florença (comigo funcionou rsrsrs) e também você pode fazer um pedido. Não custa tentar né?
Ponte Vecchio
É a ponte mais antiga da cidade e foi a primeira ponte construída na época da Roma antiga. Antes a ponte era de madeira, mas devido a enchentes que a danificaram, tiveram que reconstruir e isso aconteceu em 1345. No trajeto pela ponte você vai encontrar várias joalherias e atualmente é considerada um cartão postal da cidade. O rio que passa por essa ponte é o rio Arno.
Piazzale Michelangelo
É a mais longe, do outro lado do rio. Você pode ir a pé, porém tem que caminhar um pouco. Da primeira vez que fomos para Florença fizemos essa experiência e fomos caminhando. Como gostamos muito de caminhar, foi bem tranquilo, agora, pra quem não gosta muito de andar o ideal é ir de ônibus ou se tiver de carro pode ir de carro.
Para ir de ônibus: ônibus 12, 13 – saem da rua ao lado da estacão de trem, a cada 20 minutos mais ou menos.
Não deixe de ir à noite também porque a vista lá de cima é espetacular.
Perto da Piazzale Michelangelo tem uma igreja muito bonita e se quiser conhecer, pode ir caminhando. Ela se chama Basilica di San Miniato al Monte. Essa basílica fica no topo de um dos mais altos pontos de Florença e tem sido descrita como a estrutura mais bela da Toscana e uma das igrejas mais bonitas da Itália.
Piazza Pitti
Para chegar nessa praça você atravessa a ponte vecchio e continua andando reto que vai sair lá. É uma praça muito bonita e possui um grande palácio renascentista de Florença.
Dica: Aqui nessa praça, bem lá no final, tem uma gelateria pequenininha que se chama Pitti. Você não pode deixar de provar os gelatos. Um dos melhores que já provamos.
Basilica di Santa Croce
É a principal igreja franciscana em Florença e uma das principais basílicas da Igreja Católica no mundo. Fica situada na Piazza di Santa Croce que é uma praça muito bonita. Nesta igreja estão enterrados Michelangelo, Galileo Galilei, Maquiavel e Rossini.
Percam-se nas ruas de Florença, cada lugar que você passa fica pra sempre na memória. Florença é minha queridinha, esse lugar é mágico.
Onde comer?
O que tem de mais tradicional é a bistecca alla Fiorentina. Eu nunca tive vontade de provar porque a carne, pelas fotos, vem bem mal passada e eu odeio. Pra quem gosta, acho que vale a pena experimentar.
La dantesca: fica na via panzani, 27. Esse restaurante é muito bom, quem quiser comer pizza, não deixe de provar desse lugar porque é fantástica. Quando eu estive em Florença fui lá várias vezes porque eu amo esse restaurante. Tudo que pedi era bom e os preços são ótimos.
Pasticceria Rivoire: fica bem na Piazza della Signoria. Por ser um lugar mais turístico, a comida não era a mais maravilhosa do mundo, mas estava boa, tudo que pedimos estava gostoso, só era um pouco mais cara. Mas comer ali naquela praça tão linda, vale muito a pena!
Trattoria Bondi: fica na Via Nazionale. A comida estava muito gostosa, a Dona do restaurante era uma Senhorinha. Vale a pena!!!
Compras:
Na Itália tem uma rede de lojas que se chama Piazza Itália. Em Florença essa loja costuma ter roupas muito bonitas e os preços são ótimos. Eu sempre compro nessas lojas quando viajo para a Itália. No norte da Itália e em especial em Florença essa loja costuma ser muito boa. Eu adoro! Endereço em Florença: Via Nazionale (a loja é bem grande).
Pra quem estiver de carro e tiver um tempinho sobrando, vale muito a pena passar na Outlet Barberino Del Mugello que fica a 37km a norte de Florença. Daí, não deixem de passar pela lindt pra tomar um café ou tomar um sorvete.
Onde ficar?
Eu conheço duas opções:
1) Se estiver de trem, você pode ver o Hotel Ester, é pertinho da estação Santa Maria Novella e você pode ir caminhando sem stress. Mesmo depois pra conhecer a cidade, esse Hotel tem uma localização privilegiada e vale super a pena porque os preços são honestos, não tem nada de luxo, então pra quem se importa muito com isso, não sei se vale a pena, mas no geral, considero um hotel bom e eu sou um pouco chata com isso.
2) Se estiver de carro pode ficar no Ibis, o hotel é ótimo, bem novo, quartos bons e grandes, fácil para estacionar o carro. A única coisa que depois você terá que ir de carro para o centro, deixar o carro em um estacionamento e ir caminhando para conhecer os pontos turísticos. Mas como havia dito logo no início, é super tranquilo ir caminhando do estacionamento porque não é longe.
Repetindo as opções de estacionamentos em Florença:
Parcheggio Stazione Binario 16 ou Parcheggio Stazione Fortezza Fiera. É super perto do centrinho para ir caminhando e custa por volta de 2 euros a hora.
Espero que tenham gostado do que eu trouxe para a encantadora Florença.
Até a próxima TRIP.