Saímos do Parque Nacional Durmitor e seguimos viagem até a cidade de Niksic para no dia seguinte conhecer o famoso Monastério Ostrog.
Dormimos em um Hotel na cidade de Niksic e como ainda estava claro, andamos um pouco pelo vilarejo e depois pegamos o carro para jantar no Hotel Trebjesa. Que lugar bonito, natureza, realmente para desconectar e aproveitar.
Monastério Ostrog
Achei bonito, bem diferente, afinal é esculpido na pedra, mas se fosse hoje não sei se colocaria no roteiro porque não é nada imperdível. O que valeu a pena foi o trajeto até lá, caminhos lindos, vistas incríveis e daí fez valer mais a pena.
É o mais significativo lugar religioso em Montenegro, construído em 1665. É dedicado a São Basílio de Ostrog (Sveti Vasilije Ostroški), que foi enterrado lá, e cujas relíquias são consideradas como curas milagrosas. Apesar de ser um mosteiro ortodoxo, é um local onde pessoas de todas as religiões são recebidas e acolhidas.
O Mosteiro de Ostrog foi construído em uma rocha quase vertical.
Dizem que São Basílio esteve pessoalmente envolvido na construção das igrejas. Faleceu em 1671, e acredita-se que orar junto do seu corpo pode curar problemas de saúde e diminuir as dificuldades na vida de uma pessoa. Há um número incrível de provas documentadas e peregrinos que afirmam ter sido curados depois de terem visitado este mosteiro e rezado a São Basílio.
O mosteiro tem duas partes – a superior e a inferior.
O Mosteiro Superior é diferente de tudo o que poderão já ter visto. Há duas igrejas-cavernas localizadas no alto da rocha: a Igreja da Apresentação, onde são guardadas as relíquias milagrosas de São Basílio, e a Igreja da Santa Cruz.
O Mosteiro Inferior fica a Igreja da Santíssima Trindade e uma residência de monges com dormitórios para peregrinos. A tradição dita que os peregrinos caminhem descalços desde o mosteiro inferior até o superior: são 3 km de caminhada, e antes de entrar na Igreja da Apresentação devem fazer uma doação de roupas, cobertores ou sabonetes para os monges.
Até a próxima TRIP!