O que dizer de Belgrado? Nós gostamos muito, desde o primeiro momento que chegamos, nos identificamos com a cidade, achamos muito bonita, pessoal bacana, lugar animado, construções lindas e imponentes, muitos bons restaurantes, a gente se surpreendeu.
Conhecendo o lado moderno de Belgrado: Ir à beira do Danúbio e ir à Ilha Ada Ciganlija (como se fosse a “praia” deles).
A parte antiga de Belgrado
Parque Kalemegdan
é o maior parque e coração verde de Belgrado, para onde todos correm em busca de sombra nas tórridas tardes de verão da capital sérvia. Sua maior atração é a Fortaleza de Belgrado, um conjunto de estruturas de defesa que foi sendo construído ao longo de muitos séculos. Há muros originais romanos, fontes erguidas durante a ocupação do Império Otomano, torres, portões e pontes.
Forte de Belgrado: Gastamos um bom tempo no forte, caminhamos por tudo, um lugar muito agradável e que proporciona vistas incríveis. O lugar é enorme e maravilhoso, tem mais de 20 hectares e é tipo um museu a céu aberto, muito bonito e com vista para os rios Sava e Danúbio. Dentro do Forte tem uma igrejinha muito linda, lá você poderá adquirir uma água que dizem ser milagrosa.
Rua Skadarlija: é uma das mais animadas, cheia de lojas e restaurantes. Na Sérvia não paga imposto para comer, beber, dançar e se divertir. Há restaurantes familiares, bares jovens e kafanas (a palavra sérvia para denominar as tradicionais cantinas locais, onde músicos costumam se apresentar pelas mesas e onde são servidos pratos e bebidas típicas como a Pljeskavica (hambúrguer de carne) e a Rakija (aguardente à base de frutas)). Dizem que o mais tradicional é um restaurante que se chama ?. Nós não conhecemos, fomos 2 dias no mesmo restaurante porque a comida estava tão maravilhosa que não tivemos coragem de arriscar um lugar novo. No geral as comidas em Belgrado eram muito boas, não comemos nada que fosse ruim.
Gardoš Tower, que fica na parte nova da capital acabou que não deu pra gente ir conhecer.
Templo de São Sava
O Templo de São Sava é a maior igreja ortodoxa do mundo e uma das 10 maiores do planeta entre todas as religiões. O prédio branco coroado por uma cúpula gigantesca que projeta uma cruz dourada contra o céu azul é realmente impressionante. Quando você entra você fica deslumbrado. Eu fiquei admirando no meio da igreja, não conseguia parar de olhar. Um senhor que deve trabalhar lá até pediu para eu acompanhá-lo, eu no início fiquei com medo, não sabia o que ele queria, fiquei com receio de seguí-lo. Mas fui rsrsrs. Descemos umas escadas e de repente chegamos em uma sala que quando entrei apenas disse: UAU! não eram todas as pessoas que estavam indo nesta sala, não entendi nada o que o Sr. disse e não faço ideia porque ele me chamou pra ver esta sala. Mas adorei conhecer, muito rica em detalhes.
Sua construção começou em 1895.
Embora as obras de construção tenham sido iniciadas em 1894 e o exterior concluído em 1984, o interior ainda é uma obra inacabada.
A altura do templo atinge os 82 metros – uma cúpula de 70 m de altura e uma cruz, banhada a ouro, conferem-lhe os restantes 12 metros.
Com várias dezenas de sinos e cruzes banhadas a ouro, a Igreja de São Sava é um local imperdível em Belgrado. O templo pode acolher 10 mil fiéis.
Parque Tasmajdan
O Parque Tasmajdan está cheio de pequenas atrações para curtir uma deliciosa manhã ou tarde ao ar livre em Belgrado. A começar pela Catedral de São Marcos, mais um belo exemplar da arquitetura ortodoxa na cidade. Há também uma fonte musical, cujas águas se movimentam conforme o ritmo que sai dos auto-falantes.
A rua mais extensa de Belgrado – a Bulevar Kralja Aleksandra – delimita o lado sul do parque, conectando-o com muitas outras atracções, como o Parlamento Nacional, as faculdades de Direito e Faculdades Técnicas e a estação de metro Vukov Spomenik.
Knez Mihailova: Knez Mihailova é a principal avenida de Belgrado, onde milhares de pessoas passeiam e fazem compras. Andamos tanto nesta região. Muito gostoso caminha, ver as lojinhas, bares, cafés.
Praça da República: A rua Knez Mihailova liga o parque Kalemegdan à praça da República, que é uma das principais da cidade. Essa praça possui também uma história muito vasta e conturbada, tendo sido destruída sucessivas vezes.
A praça que vemos hoje começou a ganhar forma nas últimas décadas do século XIX, após a construção do Teatro Nacional. Primeiramente conhecida como Praça do Teatro, outros edifícios foram sendo construídos aos poucos, como o prédio do Museu Nacional.
Catedral de São Miguel
Situada em Kosančićev Venac, o bairro mais antigo de Belgrado (construído onde costumava existir uma necrópole romana), a Catedral fica próxima à Fortaleza de Belgrado e à Residência da Princesa Ljubica.
Embora suas origens remontem ao séc. XVI, sua estrutura atual em estilo neoclássico foi feita nos anos 1830. Em seu interior, é possível ver ícones e murais do artista Dimitrije Avramović e relíquias do séc. XIV pertencentes ao rei e santo Stefan Uroš V. Na catedral também se encontram as tumbas de heróis nacionais como Vuk Karadžić, que reformou o idioma sérvio nos anos 1800.
Residência da Princesa Ljubica
Esse palácio foi construído no início dos anos 1830 pelo Príncipe Miloš Obrenović para ser um palácio residencial para sua esposa e filhos. Contudo, com a ocupação otomana, o príncipe foi forçado a abdicar e nunca pôde usufruir da residência.
Posteriormente, a residência se tornou um liceu, uma escola de gramática e a Corte Suprema de Apelação. O edifício foi então renovado na década de 1970 para se tornar um museu.
Jardim Botânico Jevremovac
Jevremovac é um bairro e jardim botânico da Universidade de Belgrado. O jardim foi fundado em 1874 e possui um herbário, uma estufa, um viveiro e uma biblioteca. No verão, o local também abriga exposições, concertos, peças de teatro e desfiles de moda.
Assembleia Nacional da Sérvia
Um dos mais belos prédios de Belgrado, a Assembleia Nacional foi sede do Parlamento Iugoslávio e, posteriormente, do Parlamento da Sérvia e Montenegro. Hoje, abriga o Poder Legislativo da Sérvia, composto por 250 representantes eleitos para termos de 4 anos.
Palácio Velho – Stari Dvor
Construído na segunda metade do século XIX. Planejado para ser a residência real da família Obrenovic, que governava o país na época, esse palácio foi uma tentativa de suplantar todas as demais construções do país, em magnitude e luxo.
Suas imponentes fachadas em estilo clássico, suas colunas e suas incontáveis janelas transmitem o poder e a opulência da dinastia Obrenovic.
Atualmente, o Palácio Velho sedia a Assembleia Municipal de Belgrado.
Palácio Novo – Novi Dvor
O Palácio Novo fica ao lado do Velho, localiza-se no mesmo jardim que o Palácio Velho. Atualmente sedia a presidência da Sérvia, mas foi construído para ser a residência de uma outra dinastia, a Karadordevic. Foi construído nas primeiras décadas do século XX, também em estilo clássico, mas com características barrocas e renascentistas.
É também um edifício de grandes proporções, e o que mais chama a atenção em sua fachada são as colunas e a cúpula.
Atrás dos Palácios Velho e Novo fica o Parque Pionirski, uma bela área verde, repleta de canteiros de flores em estilo francês. O parque, além de lindo, serve para emoldurar os palácios.
Museu de História da Sérvia
O Museu de História fica numa esquina, bem pertinho da Assembleia Nacional. Sua função é coletar, armazenar e exibir objetos dos mais diversos relativos à história do país.
Em seu acervo, há uma coleção numismática, uma coleção de uniformes militares, obras de arte, fotografias, livros antigos e inúmeros outros tipos de itens, que servem para contar a longa história desse país.
Onde comer:
O melhor sorvete de Belgrado
Antes de voltar para o meu hostel, parei numa sorveteria que me foi indicada como a melhor da cidade. Se é mesmo a melhor eu não sei, mas a Crna Ovca tem uns sabores de sorvetes super diferentes, tipo gorgonzola ou canela, e você pode ver a produção dessas delícias ao vivo por uma porta de vidro, ou seja, é tudo fresquinho.
A unidade que fui fica na rua Kralja Petra, 58, mas também há duas outras nas ruas Njegoševa e Katolička Porta.
O que não deixar de comer e beber em Belgrado
• Burek: como comentei, é o salgado mais tradicional de toda essa região. Alimenta bem e é barato. Geralmente é recheado de carne, queijo, espinafre ou champignon.
• Sarma: basicamente folhas de repolho recheadas com carne
• Ćevapi: sanduíche onde o ponto alto é uma espécie de linguiça feita de carne moída muito bem temperada, acompanhado de pão, cebola e uma espécie de cream cheese local. Muito saboroso!
• Šopska salad: lembra uma salada grega e leva pepino, tomate, cebola e queijo branco.
• Rakija: é o destilado nacional, feito da uva, e que está presente em qualquer cardápio e mesa de mar. O mais saboroso, e de sabor menos forte, é o com mel (honey rakija), mas o mais tradicional no país é o com ameixa, de sabor marcante (plum rakija).