O que dizer de Barcelona?
Eu simplesmente amei esse lugar, lindo, seguro, comida maravilhosa, alegre, posso passar o dia todo aqui elogiando. Vale muito a pena colocar no roteiro e conhecer essa cidade tão linda uma vez na vida ou mais vezes também. É que tem tantos lugares lindos para conhecer que fica tão difícil repetir destinos.
Como se pode ver, lá de cima já é lindo, não é mesmo?
Vamos conhecer um pouco mais a cidade e as coisas que tem para fazer.
Ao chegar no aeroporto de Barcelona, pegamos o airbus de 5,9 euros por pessoa. Parou em um ponto na praça catalunia e pegamos um táxi para nos levar até o hotel. O táxi custou 6 euros.
No terceiro dia em Barcelona alugamos um carro que nos acompanhou até o final da viagem para ir para outras cidades. Em Barcelona, deixamos o carro em um estacionamento perto do Hotel.
A Sagrada Família
Impossível falar de Barcelona sem falar da Sagrada Familia. A obra prima do arquiteto espanhol Antoni Gaudí é a principal atração turística da cidade e é famosa no mundo todo.
Essa é a construção mais linda e impressionante que já vi na vida. Não tenho como descrever. A historia dela é linda, tudo foi pensado nos mínimos detalhes. Algo que não tem nem como descrever.
A construção começou em 1882, fielmente baseada nos desenhos de Gaudí. O templo tem suas formas inspiradas na natureza; as escadas, no caramujo; o teto, nas copas das árvores; as colunas internas em troncos. Cada detalhe, cada pedacinho foi super bem pensado e estudado. É incrível.
A igreja tem duas fachadas: uma gótica, chamada de Fachada da Paixão, e a polêmica Fachada da Natividade, que é modernista.
Elementos mais destacados
A Sagrada Família é um exuberante templo carregado de simbolismo religioso. Esses são alguns dos pontos mais importantes:
As torres
São 18 torres desenhadas por Gaudí. O arquiteto decidiu que doze delas seriam dedicadas aos Apóstolos, quatro aos Evangelistas, uma à Virgem Maria e outra a Jesus. Cada uma delas estará dotada de diferente altura em função da hierarquia religiosa que representam.
É possível ter acesso à parte superior de algumas das torres para contemplar a cidade do alto e ver alguns detalhes do exterior do templo a uma curta distância.
As fachadas
A basílica tem 3 simbólicas fachadas:
- Fachada do Nascimento: Dedicada ao nascimento de Cristo, trata-se de uma fachada profusamente decorada e cheia de vida.
- Fachada da Paixão: Um pouco mais austera e simples que as outras, reflete o sofrimento de Jesus durante a Crucificação.
- Fachada da Glória: A fachada principal, muito maior e mais monumental que o resto, representará a morte, o Juízo Final, a Glória e o inferno. Consciente de que não teria tempo para construí-la, Gaudí deixou prontos os rascunhos para que seus sucessores pudessem finalizar o trabalho.
O interior
Para desenhar o interior da Sagrada Família, Gaudí se inspirou nas formas da natureza, criando colunas com forma de tronco de árvore que transforam o interior do templo em um enorme bosque de pedra.
Passeig da Gràcia
Essa avenida é cheia de construções incríveis, que no passado eram residências da burguesia da cidade e hoje funcionam como lojas de grifes famosas e outros estabelecimentos comerciais.
Na região chamada Quadrat d’Or (ou Quadrado de Ouro) ficam alguns dos exemplos mais emblemáticos da arquitetura da Catalunha, como o centro cultural e museu Fundació Tàpies.
Uma das principais obras da arquitetura modernista que você pode visitar no Passeig de Gràcia é o Hospital de la Santa Creu i Sant Pau, um complexo com 12 pavilhões, que hoje é um centro cultural. A construção, que é tombada como Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO, impressiona pela presença de mosaicos, esculturas, vitrais e outros detalhes. É um verdadeiro museu ao ar livre, além de contar com espaços para exposições e um belo jardim. O Hospital de la Santa Creu i Sant Pau ocupa um quarteirão inteiro.
Mas os pontos mais famosos da região são, sem dúvidas, a Casa Milà (La Pedrera) e a Casa Batlló. Você pode aproveitar antes ou depois de visitar as duas.
Casa Batlló
A Casa Batlló foi um projeto reformado por Gaudi. A casa é única, toda construída em formas arredondadas, sem nenhum canto e é cheia de vitrais coloridos. Garanto que você nunca viu nada igual, vale muito uma visita!
La Boqueria
O Mercado St Josep, mais conhecido como La Boqueria, é um dos mercados mais movimentados de Barcelona e um passeio que vai encantar seus olhos e seu estômago.
Ele fica nas Ramblas, uma das áreas mais turísticas da cidade. Por isso está sempre cheio de visitantes estrangeiros e alguns catalães tentando fazer compras. Las Ramblas, um calçadão de 1200 metros que liga a praça da Catalunha ao Porto da cidade, é um lugar super turístico e até um pouco muvucado, mas interessantes para quem visita a cidade pela primeira vez.
Além das barracas de suco, tem as barracas de fruta (com direito aos mais variados copos de frutas para complementar seu almoço) barracas de queijo, barracas de embutidos, barracas de tempero, peixes, carnes e por aí vai. Um verdadeiro festival de cores, cheiros e sabores!
Praça Sant Jaume
Centro histórico e administrativo da cidade desde a antiguidade, a Plaça de Sant Jaume abriga os dois edifícios mais importantes da administração catalã: a Prefeitura de Barcelona e a Generalitat da Cataluña.
Catedral de Barcelona
É um dos lugares mais emblemáticos da região. Com estilo gótico, construída entre os séculos 13 e 15, é famosa por suas naves interiores, bem típicas em igrejas na Catalunha.
A construção chama a atenção também pelo claustro exterior e pela fonte no lado externo, com direito a patos de verdade e torneiras de água na parte externa.
Uma informação muito importante é que não é permitido entrar usando shorts ou regatas. Muitas pessoas são barradas na porta por não estarem vestidas da forma adequada. Então, para não correr esse risco, escolha bem o que usar no dia em que a Catedral estiver no seu roteiro de passeios.
Estava tendo mercadinho de Natal, em frente a catedral estava tudo enfeitado. Estava muito frio!!!
Plaça Reial
Feita em meados do século XIX como uma homenagem à monarquia – por isso o nome “real”.
É um espaço bem amplo, com palmeiras ao redor, uma fonte no centro (a Fuente de las Tres Gracias) e postes em forma de dragão que são obras de Gaudí, além de ser uma região com muitos bares e restaurantes, ótimos para fechar o dia.
Boa parte das grandes cidades espanholas tem uma Plaza Mayor, que são as praças mais importantes das cidades. E essa é a de Barcelona!
Igreja de Santa Maria del Mar
A Igreja de Santa Maria del Mar é a preferida dos moradores e merece estar na sua lista com o que fazer em Barcelona. Seu interior é super simples, mas os vitrais são lindos.
E o motivo de gostarem tanto é pelo fato de ter sido construída pelos pescadores, que voluntariamente ajudaram a erguer a igreja que hoje é um verdadeiro orgulho dos catalães. A construção levou 55 anos para ficar pronta.
Arco do Triunfo de Barcelona
Depois do passeio pelo parque, rapidamente passamos pelo Arco do Triunfo de Barcelona que fica entre o começo do Passeig de Sant Joan e o Passeig Lluís Companys. Foi construído em 1888 para a Exposição Internacional daquele ano.
Tem 30 metros de altura e detalhes como os brasões representando todas as províncias espanholas.
Barceloneta
Barceloneta é um bairro vibrante que combina a essência de uma antiga vila de pescadores com a energia e o estilo de vida moderno de Barcelona. É alí que fica a famosa praia de La Barceloneta, que é a maior e uma das mais antigas de Barcelona, além de ser a mais procurada pelos turistas que viajam à cidade, principalmente por ter uma localização mais central.
Plaça de Catalunya
Esta é a maior praça de Barcelona e fica entre a parte antiga da cidade e o Eixample, área mais residencial e que tem também muitas opções de hospedagens.
Dela saem algumas das principais avenidas de Barcelona, como Las Ramblas e outras. E é um local com bastante movimento durante todo o dia, pois está cercada de lojas, restaurantes e comércio em geral.
Também é um local onde são realizados shows e eventos diversos. Se der sorte, pode ser que tenha algo acontecendo durante sua viagem!
Bairro Gótico
o charmoso Bairro Gótico de Barcelona, um autêntico labirinto medieval de pracetas, lojas, vielas secretas e tentações. Vai certamente perder-se neste emaranhado de ruelas e vielas medievais, acontece a todos. Mas aí reside grande parte do charme deste bairro singular, um dos pontos altos do nosso roteiro para visitar Barcelona.
Parque de la Ciutadella
Caminhamos por esse parque após almoçar, estava um dia lindo, céu azul e o parque é lindo.
Onde comer?
Primeiro almoço no tapas e tapas. Confesso que não gostei muito e atendimento ruim também.
Jantamos no Micheli
Almoço no Bar Restaurante Andurinã
Jantar na pizzaria don kilo
Jantar na Eden Pizzaria
Almoço no La paella
Comemos uma torta de queijo no Jon Cake (é muito indicado e bem avaliado, porém não amamos, achamos muito forte, gosto de parmesão, comemos melhores pela Espanha). Mas vale a pena provar.
Jantar no Sagradas tapas – atendimento bom e estava tudo uma delícia.
Depois que passamos por várias cidades na Espanha, voltamos para Barcelona, pois de lá voltaríamos para a Alemanha. Era quase 8hs da manhã em pleno dezembro e olha como ainda estava escuro. Parecia de madrugada hahaha.
Onde se Hospedar?
Nós ficamos hospedados no Ibis Styles na rua Avinguda Diagonal. A localização era muito boa, fizemos tudo a pé.
Espero que tenham gostado e até a próxima TRIP.