Burgos

Essa cidade foi para mim uma das mais encantadas. Eu gostei tanto. Sabe aquela energia que desde a chegada você logo se identifica e não quer mais ir embora?

Essa cidade-fortaleza foi fundada em 884 e durante a Guerra Civil Espanhola foi sede do governo de Franco e fica duas horas e meia de Madrid.

A lua que nunca decepciona. E nesta viagem para a Espanha foi algo diferente e especial. A lua estava coisa mais linda.

Catedral de Burgos, Espanha

Meu Deus, que igreja era essa? realmente impactante pelo seu tamanho. E dentro dela? coisa mais linda do mundo! e a missa? Meu Deus, nada mais renovador para a alma do que assistir uma missa num lugar assim. Realmente aquece qualquer coração.

Foi um dos primeiros monumentos espanhóis a ser inscrito na lista dos Património Mundial.

Inspirada na Notre Dame, porém em dimensões bem maiores, a catedral é repleta de ornamentos e vitrais e sem dúvida não pode ficar fora da lista prioritária do que fazer em Burgos! Ela foi toda minuciosamente esculpida, com muita delicadeza e um pé direito altíssimo. As diversas capelas que se encontram lá dentro nos trazem a cada momento uma nova sensação visual.

Plaza Mayor

Lugar onde o mercado existiu durante séculos. É um espaço irregular, composto por edifícios de diferentes épocas e estilos. Aqui também encontramos alguns negócios tradicionais que fazem parte da alma da cidade, seja uma doceria ou uma loja de brinquedos.

Como fomos perto do Natal, estava toda enfeitada. Tem que ver que capricho. Coisa mais fofinha.

Arco de Santa María, porta da muralha de Burgos

Arco de Santa Maria é uma das portas que se abriram no muralha da cidade e conectou a catedral com o Rio Arlanzón pelo caminho mais direto.

A sua imagem é uma das mais características da cidade e que perdura na memória, com um aspecto exterior que mistura torre defensiva e retábulo.

Neste, em vez de aparecerem santos ou cenas bíblicas, vemos representadas figuras ilustres da história da cidade.

Praça com a Estátua de El Cid

Esta praça, numa extremidade do Ponte San Pablo, é um dos atuais centros de vida economica, devido à atividade comercial que fervilha nas ruas circundantes.

Aqui encontramos o teatro principal e o Palácio da Diputación. Muito perto está o Cordon House.

E, claro, destaca o Estátua do Cid, o mais famoso de Burgos e, para muitos, de toda a Espanha. Este monumento na praça lembra a relação desta personagem com a cidade.

Onde comer?

Almoçamos no restaurante Viva la Pepa e comemos um espaguete de tinta de lula delícia.

Jantamos no mercado de natal, lanchinho, vinho quente, churros, essas coisinhas gostosas.

Experimentamos a famosa tarta de quejo no café Ibanez chocolateria que estava sensacional.

Onde ficar?

Nós nos hospedamos no hotel Puerta de Burgos. Um hotel gostoso, bem localizado. Valeu a pena!

Espero que tenham gostado e até a próxima TRIP!