Esta é uma cidade muito bonita, mas inicialmente não gostamos muito. Parecia uma cidade fantasma rsrsrs. Não tinha nada aberto, ninguém nas ruas, parecia estranha. Mas, quando começou anoitecer, a cidade ganhou vida, restaurantes abertos, lojas, bares, luzes de Natal, nossa, que cidade linda.
Saimos de Toledo e fomos para Salamanca.
O que conhecer?
Plaza Mayor de Salamanca
Plaza Mayor é o ponto de encontro por excelência no casco viejo da cidade. Debaixo das suas arcadas encontram-se inúmeros cafés – incluindo o Café Novelty, o mais antigo de Salamanca – e bares de tapas com esplanadas.
Um lugar perfeito para aproveitar, sentar em um bar e tomar algo.
Casa Lis (ou visitar o museu)
A Casa Lis alberga o Museu de Arte Nova e Arte Déco. Eu não cheguei a entrar esse museu, mas para quem gosta fica mais uma opção para incluir no roteiro.
Ponte Romana de Salamanca
Conhecida como Puente Mayor del Tormes, é uma bela estrutura que atravessa o Rio Tormes, nas margens da cidade de Salamanca, permitindo acesso à zona sul da cidade, menos visitada – mas nem por isso menos interessante. É um dos ícones mais importantes de Salamanca, ao ponto de fazer parte do brasão de armas da cidade.
Atualmente, apenas os arcos mais próximos do centro de Salamanca são de origem romana; os restantes foram reconstruídos durante o século XVIII.
Vale muito a pena a caminhada porque da ponte tem uma vista linda.
Casa das Conchas
O edifício da Biblioteca Pública de Salamanca tem uma particularidade curiosa. A sua fachada está decorada com três centenas de conchas, em tudo semelhantes à compostela representativa dos Caminhos de Santiago.
Não há como ignorar a originalidade do edifício, tido como de estilo gótico.
Universidade Pontifícia
Edifício barroco que pertenceu à Companhia de Jesus.
Catedrais
Digo catedrais porque, apesar de poder não ser óbvio quando observadas do exterior, há duas catedrais interligadas. A Catedral de Santa Maria, popularmente conhecida como Catedral Velha, construída em estilo gótico e românico e em funcionamento desde finais do século XIV; e a mais recente e sumptuosa Catedral da Assunção da Virgem, apelidada de Catedral Nova, edificada entre os séculos XVI e XVIII e tida, ainda hoje, como a segunda maior catedral de Espanha.
Juntas, marcam de forma indelével a paisagem urbana do centro histórico da cidade. Sem dúvidas maravilhosa e muito imponente.
Caminhar pelo centro
Caminhar pelo centro sem rumo vale muito a pena. Salamanca é uma cidade que te traz uma sensação de estar vivendo em épocas muito antigas.
Torre del Clavero
torre é quadrada na base mas octogonal na parte superior, o que lhe confere uma graciosidade invulgar para um monumento defensivo. Não sei se é possível fazer visita internamente.
Onde se hospedar?
Nós ficamos hospedados no Ibis salamanca. Muito bem localizado e estava ok.
Onde comer?
Minotejo: Fomos de tapas e um bom vinho. estava delicioso!
Espero que tenham gostado e até a próxima TRIP!