É capital da França e um centro mundial de arte, moda, gastronomia e cultura. Sua paisagem urbana do século XIX é cortada por avenidas largas e pelo rio Sena. A cidade é conhecida por monumentos como a Torre Eiffel e a Catedral de Notre-Dame, uma construção gótica do século XII, sendo famosa também pela cultura dos cafés e por lojas de estilistas famosos. Uma pena que a Catedral tenha pegado fogo no ano passado, é realmente uma grande perda para essa cidade tão linda, pois essa igreja era muito imponente e simplesmente complementava toda a beleza de Paris.
Eu gostei muito de Paris, uma cidade enorme e quanto mais você anda, mais lugares lindos você encontra. É algo impressionante! Simplesmente deslumbrante. Mas não espere simpatia, pois eles não são nada receptivos e muitas vezes mal educados. Quando eu lia sobre isso achava que era lenda, afinal não ligo muito para simpatia, acho que cada um é de um jeito, mas o problema é que na maioria das vezes eles são realmente grossos. Porém isso não é justificativa para não ir conhecer Paris, aliás vocês precisam conhecer porque é incrível.
Fui para Paris 2 vezes, uma vez na primavera e outra no outono. São experiências bem diferentes. Eu acho que gostei mais do outuno, as árvores ficam sem as folhas, a cidade fica linda demais.
Vamos conhecer um pouquinho dessa cidade? Você vai se surpreender. A melhor forma de conhecer Paris é de transporte público e caminhando. Então, se preparem para caminhar muito, lembro que ficava muito cansada rsrsrs. Um dia, caminhei tanto, por volta de 20km, que precisei até tomar um dorflex para dormir kkkkkkkk. Além da caminhada, é um tal de sobe e desce escada em tudo rsrs.
Sainte chapelle
Capela com lindos vitrais medievais erguida pelo rei Luís IX, que por ter comprado a coroa de espinhos (supostamente usada por Cristo) construiu para abrigá-la.
Jardim du luxembourg
E um grande parque público da cidade com mais de 22,4 hectares. O Jardim do Luxemburgo atualmente pertence ao Senado da França, que está sediado no famoso Palácio do Luxemburgo.
Place des Vosgues
Considerada uma das mais charmosa praça do mundo. São 36 casas, sendo 9 de cada lado. Sua arquitetura está intacta há 400 anos e é lá a famosa casa de Victor Hugo que viveu na maior casa da praça até 1848.
Panthéon
Monumento em estilo neoclássico situado no monte de Santa Genoveva. Construído entre 1764 e 1790, o Panteão foi o primeiro lugar de onde se podia ver Paris do alto
Versailles
Você pode visitar o site: www.chateauversailles.fr
Definitivamente esse é um passeio imperdível e que não pode deixar de ser feito. É muito imponente! Versailles é uma cidade em Yvelines, região da Ilha de França. Cidade criada por vontade do rei Luís XIV e foi a sede do poder político durante um século, entre 1682 e 1789, antes de se tornar o berço da Revolução.
O lugar é tão grande que você não vai acreditar, eu fiquei muito deslumbrada e impressionada.
Quartier Latin
Um dos bairros mais charmosos que fica perto do Panthéon e do Jardim de Luxemburgo. Você pode também caminhar pela Rue Moufftard.
Praça do Trocadéro
Localizada justamente de frente ao Rio Sena e com uma vista privilegiada da Torre Eiffel.
Torre Eiffel
A forma mais bela de avistar a Torre Eiffel é chegando pela estação de trem Trocadéro, subindo à praça e deslumbrando-se com a paisagem.
A Torre Eiffel é uma estrutura metálica e no topo da torre está instalada uma antena de rádio. Foi construída entre 1887 e 1889 para representar o desenvolvimento tecnológico durante a Exposição Mundial. Também foi construída para comemorar os cem anos da Revolução Francesa.
Vale a pena subir na torre? Definitivamente SIM! não tem como ir para a Torre e não subir, lá de cima é realmente lindo. O que você pode fazer é no final da tarde para ver durante o dia e esperar escurecer para ver de noite também porque é lindo iluminado lá de cima. Quando fomos estava um dia bonito, mas de repente, quando estávamos lá em cima deu um temporal assustador rsrsrsrsrs e estava muito frio de congelar. Eu até hoje não sei de onde veio aquela chuva rsrsrs.
Qual o preço para subir? Na bilheteria oficial, o valor até o segundo andar de elevador custa 16,30 euros para adultos, 8,10 euros para jovens (12-24 anos), 4,10 euros para crianças até 11 anos e menores de 4 anos não pagam. Mas os valores podem mudar!
Arco do Triunfo (Arc de Triomphe)
É um monumento construído em comemoração às vitórias militares do Napoleão Bonaparte, o qual ordenou a sua construção em 1806. Inaugurado em 1836, a monumental obra detém, gravados, os nomes de 128 batalhas e 558 generais.
Champs Élysées
A principal avenida de Paris, com pouco menos de 2 quilômetros de comprimento. Considerada a avenida mais elegante do mundo que reúne as principais joalherias e lojas de grandes grifes. É muito bom caminhar por esta avenida é bem animada e lindaaaaa!
Obelisco de Luxor
Um obelisco egípcio de mais de 3300 anos que foi levado para a França em 1836. Fica localizado na praça da concórdia.
Ainda na Praça da Concórdia você verá a La Grande Roue de Paris e também encontrará a igreja de la Madeleine consagrada à Maria Madalena que é um templo clássico grego com altas colunas e relíquias expostas. Atrás do altar principal fica uma linda escultura de Maria Madalena subindo ao céu.
Jardins des Tuileries
Compõe um parque parisiense situado na margem direita do rio Sena, entre a praça da Concórdia e o Arco do Triunfo. Em 1870, o Palácio de Tuileries foi destruído pela Comuna de Paris, mas os jardins conseguiram se salvar e sobreviver até os dias de hoje como jardins públicos.
Museu do Louvre
É um antigo palácio real da França, na margem direita do rio Sena. A suas origens remontam há quase um milênio atrás, sendo a sua história indissociável da de Paris. É considerado o maior museu de arte do mundo e o mais visitado do mundo. A cada ano mais de oito milhões de pessoas visitam suas coleções.
O museu é gigante e o que se pode ver lá são antiguidades (dividido em coleções egípcia, grega, romana e etrusca), Pinturas (principalmente francesas e europeias), Antiguidades Orientais (objetos do Oriente Médio, Mesopotâmia, Índia e norte da África), Esculturas, Arte Decorativa, Gravuras e Desenhos.
Pont des Arts
Um lugar que se popularizou nos últimos anos, onde casais apaixonados fixam cadeados jurando amor eterno. Nossa, fiquei chocada da quantidade de cadeados, eram muitosssss rsrsrs.
Cathédrale Notre-Dame
É uma das mais famosas catedrais da França. A catedral possui arquitetura gótica, e sua construção estendeu-se por quase duzentos anos.
Tragicamente, foi atingida por um incêndio em 2019, que danificou bastante a sua estrutura.
A Catedral de Notre-Dame foi construída em 1163 por decisão de Maurice de Sully, um bispo de Paris. Esse bispo foi eleito para a função em 1160 e decidiu construir uma catedral maior para a cidade. A nova catedral proposta foi nomeada de “Notre-Dame” como uma homenagem à Virgem Maria já que Notre-Dame, em francês, significa “Nossa Senhora”.
Uma pena o que aconteceu com a igreja, ela era realmente linda, espero que consigam restaurar, mesmo que demore!
Praça do Município – Hôtel de Ville em francês
Desde 1357, o Hôtel de Ville tem sido a sede do governo municipal. Um belíssimo prédio em estilo neo-renascentista, totalmente reconstruído depois do incêndio de 1871. Já foi palco de grandes acontecimentos políticos importantes, encontram-se as sedes da câmara municipal e da prefeitura
Galeria Lafayette
Conta com produtos da moda destinados a todo tipo de público e nas mais diversas faixas de preços.
Basílica do sagrado coração
É um templo da Igreja Católica Romana, inspirada na arquitetura romana e bizantina e construído entre os séculos XIX e XX, sendo, também, o símbolo do bairro de Monte Martre. A basílica está localizada no topo do monte Martre, o ponto mais alto da cidade.
Há uma grande escadaria para chegar até a igreja, mas é possível evitar a escadaria fazendo uso do trem elétrico, chamado de Funiculaire de Montmartre, que entrou em funcionamento em 1900. A cabine foi criada para permitir que o usuário possa apreciar a basílica durante a subida.
É nesta região de Monte Martre que moraram Picasso, Toulouse-Lautrec, Van Gogh.
Hôtel National des Invalides – Palácio dos Inválidos
É um enorme monumento parisiense, cuja construção foi ordenada por Luís XIV, em 1670, para dar abrigo aos inválidos dos seus exércitos. Hoje em dia, continua acolhendo os inválidos, mas é também uma necrópole militar e sede de vários museus.
Palácio da Justiça – Conciergerie
Construída no início do século XIV ao estilo gótico, foi originalmente um palácio da realeza e a sede da monarquia francesa durante os séculos X e XIV.
Em 1391 foi convertida na primeira prisão de Paris, durante a Revolução, com quase 3.000 condenados que foram levados para a Praça da Concórdia para a guilhotina. Atualmente serve de lugar para o Palácio da Justiça.
Ópera Garnier – Palais Garnier
Foi construído em estilo neobarroco e é muito bonito!
Para quem gosta do Fantasma da Opera, este foi o prédio que inspirou Gaston Leroux a escrever seu romance. E sim, é o mesmo romance que levou Andrew Lloyd Webber a escrever seu musical da Broadway.
Capela de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa
É a capela onde a Virgem Maria apareceu a Santa Catarina Labouré em 1830 e solicitou a criação da medalha que passou a ser conhecida como Medalha Milagrosa. Uma capela muito bonita que proporciona uma paz incrível. É um importante lugar de oração e peregrinação, que atrai inúmeros fiéis, vindos do mundo inteiro, desejosos de um momento de recolhimento e da proteção da Virgem Maria.
Margem e ponte do Sena
Algumas fotos lindas tiradas da cidade enquanto andava em busca dos pontos turísticos do roteiro.
Onde comer?
Infelizmente não lembro os lugares que comi para indicar, só me lembro de um café maravilhoso que tomei no Jacques Genin. O mil folhas que comi lá foi o melhor da vida. Não deixem de conhecer esse lugar, vocês não irão se arrepender. É realmente sensaciona! Lá, vende umas balinhas de leite também que vocês precisam experimentar, eu sonho em comer aquelas balinhas novamente.
O que vocês precisam experimentar são os famosos crepes, tem em toda esquina! Os crepes com muita nutella são os melhores rsrsrs.
Um happy Hour também não é nada mal, não é mesmo?
Espero que tenham gostado das dicas!
Até a próxima TRIP!