O que dizer de Bruxelas? Bélgica em geral me cativou muito, tudo muito organizado, limpo, lugares lindos e o que mais me surpreendeu foi a animação. A cidade estava em festa, tudo muito colorido, animado, no final de semana que estavámos lá estava acontecendo a parada gay. Todos se divertindo, trio elétrico, parecia um carnaval rsrsrs.
Preparados para conhecer alguns pontos turísticos que consideramos que realmente vale a pena?
Ficamos em um hotel muito bem localizado da rede Accor e fizemos praticamente tudo a pé. Pegamos carro apenas para conhecer poucas atrações que eram mais distantes como por exemplo o Atomium e a
Basilique Nationale du Sacré-Cœur. A vantagem de ficar em hotéis com boa localização é não depender muito de transporte ou carro e sair caminhando sem rumo conhecendo a cidade como um todo.
Basilique Nationale du Sacré-Cœur:
Fomos de carro, porém é possível ir de transporte público pra quem estiver sem carro. Se optar pelo transporte público, você pode descer na estação Simonis (Leopold II), linhas 2 e 6. A Basílica é linda por fora, porém por dentro é mais simples. A entrada na Basílica é gratuita.
Atomium
Quem estiver sem carro, poderá pegar um bonde na estação College Sacre-Coeur, perto da basílica e descer na estação Heysel. Esse monumento foi construído em 1958 para a Expo 58 e uma vez que foi muito elogiado eles optaram por não desmontar mais. O atomium tem forma de um cristal de ferro aumentado 165 bilhões de vezes.
Bourse de Bruxelles
Construída em 1871 em estilo neoclássico. Em setembro de 2000 a Bolsa de Valores de Bruxelas fundiu-se com a Bolsa de Amsterdam e a de Paris formando a Euronext. Como já comentei acima, estava tendo a parada gay e o prédio estava todo enfeitado e colorido.
Grand Place
Esse foi um dos lugares mais lindos que fomos em Bruxelas. Essa praça central é magnifíca e onde quer que olhemos nos depararemos com exorbitantes prédios. O escritor Victor Hugo que morou ali a elegeu como a mais bela praça do mundo e não tiro a razão dele porque realmente é uma das mais lindas que já vi. Em 1998 foi inscrita como Patrimônio Mundial da UNESCO. É nesta linda praça que fica a prefeitura. Victor Hugo morou no local onde hoje em dia é uma loja da chocolateria Neuhaus.
OBS: É impossível ir à Grand Place e não se perder em uma de suas chocolaterias, entre elas Neuhaus e Godiva, duas das melhores do mundo. A Bélgica conta com mais de 300 fábricas dessa delícia e juntas atingem uma produção de aproximadamente 172 toneladas por ano. Eu passei nas duas e comprei uns chocolatinhos e realmente eram deliciosos. Quando você entra na loja você não sabe nem o que escolher. O preço não era nada convidativo, eram bem caros, mas não tem como não comprar pelo menos um pouquinho.
Nos mercados você encontrará marcas como Godiva e Guylian a preços baratos se comparados ao Brasil. Vale a pena escolher um mercado e entrar pra conferir.
O que me deixou mais impressionada era o tanto de detalhes em cada prédio que havia na praça, tudo feito nos mínimos detalhes, realmente impressionante!
Manneken-Pis
Estátua de bronze de um garoto urinando. Dizem que esse garoto tem mais de 500 roupas em seu guarda-roupa rsrsrs e que em algumas épocas do ano a estátua é “vestida”. Diz a lenda que houve um incêndio em Bruxelas e um garotinho apagou o incêndio com seu xixi. A estátua que vemos é uma réplica do século XIX, pois a original, feita no século XVII, foi roubada no ano de 1817. Nós fomos no mês de maio e o garoto estava com roupa rsrsrsrs.
Les Galeries Royales Saint-Hubert
Inaugurada em 1847 pelo Rei Leopoldo I. Possui tetos de vidro, paredes de mármore e muito rica em detalhes. Se divide entre Galeria do Rei, Galeria da Rainha e Galeria dos Príncipes e possui produtos refinados em suas vitrines, entre eles cristais belgas.
Palácio Real de Bruxelas
É a sede da monarquia belga. O rei não mora ali, porém ele usa o palácio para celebrações oficiais. O Palácio é grande e muito lindo, vale a pena incluir no roteiro.
Como chegar: Metrô Parc: linhas 1 e 5; Bonde Palais: linhas 92 e 94 e ônibus Royale: linhas 38 e 71 ou Ducale: linhas 21, 27, 71 e 95.
Parque de Bruxelas – Parque Real – Parque do cinquetenário
É muito comum as pessoas irem até esse parque para pegar sol em dias ensolarados. Você encontrará muitas pessoas sentadas na grama lendo um livro ou fazendo piquenique.
Notre Dame du Sablon
Essa igreja foi construída no século XIV, possui estilo gótico e não é tão grande como a Basílica. O seu interior é muito bonito e rodeado de vitrais coloridos, que iluminam seu interior.
Palácio da Justiça de Bruxelas
Quando fomos o palácio estava passando por uma restauração e infelizmente não conseguimos ver quase nada. Mas vale a pena conhecer, parece ser muito lindo. A entrada é gratuita.
Parlamentarium
A sede do parlamento Europeu está em Estrasburgo e as outras duas em Bruxelas e Luxemburgo. Em Bruxelas estão 75% dos funcionários do Parlamento e, portanto, local de decisões políticas e econômicas da União Europeia.
Igreja de Saint Jacques-sur-Coudenberg
É uma igreja católica romana neoclássica localizada na histórica Place Royale / Koningsplein, no centro de Bruxelas, na Bélgica
Mont des Arts
Jardim enorme com uma vista bem bonita. É um lugar que impressiona muito e não dá vontade de ir embora.
Délirium Café
Bar bem conhecido mundialmente por ter a maior quantidade de rótulos de cerveja do mundo, estando então no Guinness Book. Os preços são muito bons que varia entre 3 a 4 euros e com tantas opções você não sabe nem o que pedir, dá vontade de sair bebendo tudo rsrsrs. Pra quem ama cerveja e gosta de experimentar e conhecer cervejas novas, aqui é o lugar certo!
Outras fotos tiradas conforme caminhávamos em busca de conhecer todos os pontos turísticos do nosso roteiro. Sempre muito bom poder caminhar sem rumo, ir parando para tomar uma cerveja, parando em lojinhas, vimos até uma loja que fabricava chocolates.
Dicas: Experimentar as famosas batatas fritas belgas. São deliciosas! Se bem que acho que preferi as batatas no cone que comi em Amsterdã, mas de qualquer forma de Bruxelas são boas também, afinal batata frita é batata frita rsrsrsrs.
Você não pode deixar de provar os famosos waffles de Bruxelas. Eu pedi com chocolate e morango, é muito bom, me acabei.
Onde comer?
Comics Café é uma loja enorme de personagens e revistinhas em quadrinhos. Experimentamos o hamburguer porque é bem famoso com a tal batata frita fantástica e estava muito bom!
OBS: Não recordamos lugares que comemos e infelizmente não temos fotos para compartilhar e dar dicas. O único que temos é do Hamburguer.
Até a próxima TRIP!