Bruges, a capital da província de Flandres Ocidental, distingue-se pelos canais, pelas ruas de paralelepípedos e pelas construções medievais. A cidade é uma fofura e recebe 3 milhões de turistas por ano sendo a cidade mais visitada da Bélgica. Bruges é conhecida como um dos destinos mais românticos da Europa.
Bruges fica 100km de distância de Bruxelas, então fizemos bate e volta, afinal, adoramos pegar estrada na Europa, porque além de as estradas serem ótimas, vamos observando vários lugares lindos e paisagens tops. Muitas vezes até conhecemos lugares que nem estavam em nosso roteiro. Acho sensacional!
Pra quem for de carro, há estacionamento para deixar o carro e fazer tudo a pé. Você pode deixar o carro no Parking Railway Station Bruges.
Vamos passear um pouquinho e conhecer essa cidadezinha Medieval tão encantadora? Você consegue conhecer tudo em apenas 1 dia.
Campanário de Bruges
Impressionante torre bem no Grote Markt, o mercado central da cidade. O prédio é símbolo da cidade, tem papel central no fim do filme In Bruges. É realmente bem bonito e imponente.
Praça Burg
A praça é o coração histórico da cidade. Possui um impressionante conjunto de arquitetura histórica, esculturas e detalhes dourados. A Basílica do Sangue Sagrado fica na Praça Burg e é famosa pelas peças de arte sacra e vitrais. Construída entre 1134 e 1157, foi promovida a basílica em 1923. Tem duas capelas: na mais nova, em estilo gótico, se encontra o famoso relicário que, segundo a lenda, guarda o sangue de Cristo, colhido por José de Arimatéia.
Grote Markt
É a praça central. A bonita torre Belfort Van Brugge é um dos principais monumentos da praça. Curiosidade: no filme “Na Mira do Chefe” tem imagens bonitas deste lugar. Se quiser subir na torre você precisa pagar uma taxa, acho que custa por volta de 8 euros. Nós não subimos, dizem que é bem cansativa, mas deve valer a pena pela vista.
Canais
Bruges é cercada por canais sendo conhecida como “Veneza do Norte”. Na Idade Média esses canais costumavam ser usados como importante rota de circulação de mercadorias, hoje, os barquinhos funcionam como passeio. Os canais Steenhouwersdijk e Gronerei são considerados os trechos mais bonitos, em que é possível apreciar pontes medievais. O passeio por volta de 8 euros.
Catedral de São Salvador
É uma igreja do século X e é considerada a principal igreja da cidade. Sofreu inúmeras reformas e ampliações ao longo dos séculos, incluindo a torre de 99 metros de altura, cuja base é original do século 12. O altar é do século 16.
Igreja de Nossa Senhora – Onze Lieve Vrouwekerk
Essa igreja é do século 13 e tem uma torre de 115,6 metros considerada a segunda maior torre de tijolos do mundo. No altar da igreja fica uma escultura feita por Michelangelo da Madonna com uma Criança. Dizem que essa escultura foi esculpida para a catedral de Siena, mas foi comprada por dois mercadores de Bruges em 1514. Essa é a única estátua do artista fora da Itália.
Museu do chocolate
Aula sobre a história do chocolate no país e demostração de como se faz o chocolate belga. Na saída há uma degustação. É aberto todos os dias, das 10h às 17h sendo gratuíto para menores de 6 anos.
De Halve Maan
Pra quem gosta de cerveja sugiro o tour pela cervejaria mais famosa de Bruges, a Halve Maan. Fundada em 1856, a cervejaria produz dois tipos de cervejas: a Brugse Zot e a Straffe Hendrik. Quem estiver no mês de fevereiro na cidade, acontece Bruges Beer Festival, evento que reúne, dentro do campanário, pelo menos 350 rótulos de cervejas do país.
Outras fotos que tiramos da cidade
Onde comer
Não lembramos onde comemos, faz tempo que fomos para a Bélgica e acabei não fazendo essa anotação.
DICA: Há uma indicação de tomar chocolate quente no “De Proeverie”. Para quem estiver à tarde nesta cidade, vale a pena experimentar e se deliciar em um belo chocolate quente com chocolate belga, não é mesmo? Dizem que é sensacional e posso imaginar que deve ser mesmo!
Espero que tenham gostado das dicas!
Até a próxima TRIP!