Munique

É a cidade mais popular da Alemanha depois de Berlim. Capital do estado da Baviera desde 1503, com 1,3 milhão de habitantes. Famosa por suas cervejarias, inclusive a famosa Hofbräuhaus, é também sede da BMW e da Siemens. A cidade é conhecida, também, pela celebração anual Oktoberfest.

Fundada em 1158, Munique tornou-se capital da Baviera no século XVI. No século XIV, o desenvolvimento da cidade assumiu linhas neoclássicas. Além de monumentos históricos, Munique possui excelentes museus e lojas elegantes.

Vamos conhecer os principais pontos turísticos de Munique? Além do motivo beber cerveja, há muitos motivos para visitar essa cidade. Vamos lá?

Marienplatz

Uma praça considerada principal cartão postal de Munique que fica no coração da cidade. Na Idade Média, a praça era local de torneios e festas. Dizem que esse nome foi dado como um pedido de ajuda à Virgem Maria para proteger a cidade de uma epidemia de cólera.

Neues Rathaus e Relógio Glokenspiel

O prédio da prefeitura é conhecido como Neues Rathaus e neste prédio possui um relógio que em determinados horários do dia há bonecos que ficam animados e dão um show e nesta apresentação que ocorre às 11h, 12h e 17h , 43 sinos produzem quatro diferentes melodias para que 32 bonequinhos dançantes se exibam.

É possível subir na torre da Rathaus e ter uma bela vista da cidade. Para subir, há elevadores!

O prédio da Antiga Prefeitura de Munique localizado na praça Marienplatz abriga hoje um salão de convenções e o Museu do Brinquedo. Há uma exibição permanente de bichinhos de pelúcia, trenzinhos, bonecas e outras relíquias da Europa e EUA.

Coluna de Santa Maria (Mariensäule)

Na praça Marienplatz, bem no centro, está a Mariensäule, famosa coluna do ano de 1638 em comemoração ao fim da invasão sueca. A grande coluna está coroada por uma estátua da Virgem Maria rodeada por quatro anjos que simbolizam as vitórias frente a guerra, a peste, a heresia e a fome.

Michaelskirche

Essa igreja Jesuíta foi construída por volta de 1583 e foi fortemente danificada durante a segunda guerra. Há uma estátua de bronze no seu interior entre as duas entradas principais de São Miguel Arcanjo, que simboliza a luta pela fé e a extinção do mal na humanidade.

Heilig-Geist-Kirche

Igreja do Espírito Santo. É uma das igrejas mais antigas da cidade, em estilo barroco e construída por volta de 1208. É dela que ouvimos o som dos sinos de hora em hora por esta região na cidade.

Neuhauser Strasse e a Kaufinger Strasse

Principais ruas de comércio da cidade repleto de lojas como Zara, H&M, Mango e etc. Estas ruas começam na Karsplatz e vai até a Marienplatz, passando pelo portão Karlstor.

Curiosidade: A Hirmer é uma loja de departamento da Alemanha. Outras ruas que podem ser visitadas pra quem gosta de uma comprinha são: Pettenbeckstrasse, Weinstrasse, Maximilianstrasse e Residenzstrasse.

Frauenkirshe – Catedral de Munique

As duas torres medem 99 metros e, segundo informações obtidas e a municipalidade proibiu a construção de qualquer estrutura superior a 100 metros nas proximidades da catedral.

Apesar de ter sido muito danificada por ataques aéreos durante a Segunda Guerra Mundial, boa parte da Frauenkirche permaneceu intacta. Algumas partes ainda continuam preservadas, inclusive a de uma marca de sola de sapato no piso conhecida como “a Pegada do Diabo”. Reza a lenda que o Diabo, ao entrar na igreja para ridicularizá-la, teria deixado sua marca no solo. Em algumas épocas do ano é possível subir até o topo da torre sul ficando diariamente, das 7h às 19h.

Do lado direito da foto, podemos ver as 2 cúpulas da catedral.

Viktualienmarkt

Este mercado está localizado no coração da cidade, perto da Marientplatz e é impossível ir a Munique e não visitá-lo. Há comidas, cerveja e artesanato local que dão vida ao mercado.

Englisher Garten

Há um famoso biergarten, um dos maiores de toda a Alemanha. O lugar é extremamente agradável, com banda de música, basta pegar uma cerveja e curtir a vida. Para chegar aqui, desça na estação do metrô Universitá.

Chancelaria do Estado e o Memorial de Guerra

A edificação é de 1993 e as laterais de vidro foram adicionadas à edificação central que antes abrigava o Museu do Exército. Atualmente o Memorial de Guerra, homenageando os mortos na Primeira Guerra Mundial, permanece num fosso entre a Chancelaria e o Hofgarten.

Walking Man (Homem a andar)

É uma escultura que impressiona pelo tamanho.

Siegestor (Porta da Vitória)

Inspirada no Arco de Constantino de Roma. A atual Siegestor foi reconstruída em 1972, mantendo a forma original. Havia sido destruída durante a Segunda Guerra Mundial. Destaca-se a sua parte superior, com uma quadriga que pesa mais de vinte toneladas e de onde saem quatro leões

Max-Joseph Platz

Teatro Nacional de Munique chama a atenção. Em sua fachada, esculturas dos Leões da Baviera.

Palácio Residenz de Munique

Utilizada como residência oficial pelos monarcas bávaros entre 1385 e 1918, é o maior palácio urbano na Alemanha, servindo, atualmente, como um museu de decoração de interiores, considerado um dos mais belos da Europa.

Hofgarten

Conhecido como o Jardim da Corte. É um jardim de estilo italiano construído durante o século XVII. O Hofgarten é um jardim agradável e muito central que é ideal para esquecer da agitação da cidade, mas sem a necessidade de sair do centro.

Palácio Nymphenburg

Esta bela construção ao estilo barroco alemão foi erguida entre 1664 e 1674 e está localizada no centro de um belo parque, no lado oeste da cidade. Era residência de verão dos reis da Baviera.

Estádio do Allienz-Arena

Uma arquitetura moderna de Munique. É muito bonito! O estádio foi inaugurado em 2005 com capacidade para 69.000 pessoas.

Hofbrauhaus

Não tem como ir à Munique e não passar nessa cervejaria que é a mais antiga de Munique e uma das mais célebres do mundo. Foi criada em 1589 pelo Duque Willian V e era de uso exclusivo dele. Apenas no século XIX a população passou a ter acesso e pôde saborear seus produtos. Estima-se que cerca de 4 milhões de pessoas passam nessa cervejaria todos os anos.

Joelho de porco

Pra quem gosta de Hard Rock, em Munique tem. Nós jantamos uma noite lá, eu adoro muito e sempre que encontro eu vou