Berlim

O que dizer de Berlim?

É uma cidade grande e a melhor forma para explorá-la é de transporte público, bicicleta e caminhada. Fomos de carro até Berlim, porém deixamos o carro no hotel e somente pegamos o carro novamente para ir embora.

O transporte público em Berlim funciona muito bem e é tudo muito rápido. Vale muito a pena!

Transporte Público

A Alemanha toda é muito bonita, organizada, tudo é muito limpo, as pessoas são muito bonitas. São lugares de muito potencial, realmente muito atraente com prédios imponentes. Berlim é muito histórica e passear por lá foi uma experiência incrível.

Vamos conhecer um pouquinho dessa cidade?

Alexanderplatz

É provavelmente a maior praça de Berlim e a principal do lado oriental da cidade. Com a construção da estação de trem em 1882, o Mercado Central em 1886 e a loja de departamentos Tietz, o local torna-se um importante centro comercial. Muito se foi destruído durante a Segunda Guerra e somente nos anos 60 começou a ser reconstruída, ganhando novos prédios e construções.

Urania-Weltzeituhr: relógio que mostra nomes de cidades do mundo com as suas respectivas horas.
Torre de TV (Fernsehturm): possui 368 metros de altura e é uma das construções mais altas da Europa.

Quando fomos (mês de maio) estava tendo uma exposição com fotos da segunda guerra mundial. Achei um pouco triste e pesado, mas infelizmente faz parte da história, não é mesmo?

Potsdamer Platz

Praça que atualmente simboliza a modernidade em Berlim, com grandes e belos edifícios, entre eles o completo Sony Center. O Sony Center é um complexo de edifícios patrocinado pela Sony localizado na Potsdamer Platz. Foi inaugurado em 2000 e abriga a sede da Sony na Alemanha

Teto no interior do prédio.

Igreja Marienkirche – Igreja de Santa Maria

Uma das igrejas mais antigas de Berlim que possui uma bela construção medieval gótica. A estrutura gótica original foi construída por volta de 1270, mas passou por contínuas expansões e restaurações. Visite a igreja no centro da cidade para admirar a interessante mistura de estilos arquitetônicos, afrescos e obras de arte medievais.

Fonte de Netuno (Neptunbrunnen)

A Fonte de Netuno em Berlim foi construída em 189. O deus romano Netuno está no centro. As quatro mulheres ao seu redor representam os quatro principais rios da Prússia na época em que a fonte foi construída: o Elba, o Reno, Vístula e Oder.

Charlottenburg

Considerado o maior palácio de Berlim com belos jardins. O Palácio foi desenhado em estilo barroco e construído entre os anos de 1695 e 1699, sendo chamado inicialmente de Palácio Lietzenburg, pois o local onde foi construído na época se chamava Lietzow. O palácio foi construído como uma casa de veraneio para Sophie Charlotte, esposa do príncipe da Prússia Friedrich III, sendo muito menor do que é agora. Pouco tempo depois, em 1701 Friedrich foi coroado como rei Friedrich I da Prússia, tornando-se assim Sophie Charlotte uma rainha, e a casa de veraneio começou a ser transformada em um palácio. Assim o palácio começou a ser ampliado com inspiração no Palácio de Versailles, na França.

Portão de Brandemburgo

É uma antiga porta da cidade, reconstruída no final do século XVIII como um arco do triunfo neoclássico. O Portão de Brandemburgo marcou a divisão entre o leste e o oeste de Berlim e hoje é o símbolo da reunificação.

Cruzando o portão, encontra-se a praça Pariser Platz, sempre repleta de turistas.
Mais à frente está a Unter den Linden que é a avenida principal de Berlim, com construções famosas como o portão de Brandemburgo, a Ópera Estatal, a embaixada Russa, o museu histórico, a Universidade Humboldt e outros.

Prefeitura – ROTES RATHAUS

Foi construído entre 1861 e 1869 em estilo neo-renascentista, o prédio é a sede da prefeitura e da câmara de vereadores de Berlim.

Igreja de São Nicolau – NIKOLAIKIRCHE

Atualmente funciona como museu e seu nome se deu por causa do Santo São Nicolau que é tido como padroeiro dos navegantes e comerciantes. Essa é a igreja mais antiga de Berlim, construída entre os anos de 1230 a 1250.

Bairro Mitte

O bairro Mitte é um enorme bairro central e bem movimentado. Considerado o lar do Portão de Brandemburgo e das instituições artísticas da Ilha dos Museus, bem como da impressionante estação ferroviária central de Hauptbahnhof e do amplo parque Tiergarten. Possui também avenidas elegantes como Unter den Linden e praças como a Gendarmenmarkt são conhecidas pelos edifícios pré-guerra restaurados, e a área do Hackescher Markt possui muitas lojas e cafés modernos. A caminhada pelo bairro vai te dar muitas fotos lindas e garanto que será mega divertido.

Kronprinzenpalais

É um palácio neoclássico no início da avenida Unter den Linden, que por muito tempo serviu como um palácio de cidade da família real da Prússia. Entre 1919 e 1939 serviu como “Novo Departamento da Galeria Nacional de Berlim”, o primeiro museu de arte contemporânea do mundo

Coluna da Vitória

Foi concluído em 1873 para comemorar as vitórias militares do Reino da Prússia sobre o Império Austríaco, Reino da Dinamarca e França entre 1864 e 1871. É considerado um dos cartões-postais mais famosos de Berlim, já tendo servido de cenário para a gravação do vídeo da banda U2 – música “Stay, Farway so Close”. Serviu, também, de palco para a Love Parade, um festival de música eletrônica e foi o local onde Barack Obama fez seu discurso quando visitou a cidade, ainda como candidato à presidência dos Estados Unidos.

Igreja Memorial de Guilherme I

A Igreja neorromânica – Gedächtniskirche foi construída sob o mandato do Kaiser Wilhelm II em homenagem ao seu avô, o Kaiser Wilhelm I. A igreja foi destruída pelas bombas dos ataques aliados durante a II Guerra Mundial. Em 1950 houve planos de demolição, mas os cidadãos negaram e se tomou a decisão de criar um monumento comemorativo com os restos da igreja. Na frente da entrada da igreja foi construída uma moderna capela (chamada Igreja Nova) formada por cristais azuis que refletem uma bela luz em seu interior. Na parte de trás da igreja está um edifício octogonal repleto de janelas azuis que foi construído como campanário em 1960.

Interior da igreja

Tiergaten

É o maior e o principal parque da cidade, onde vale a pena dar uma boa caminhada pela grande área verde. Geralmente dentro dos parques há quiosques para comprar cerveja e apreciar com uma bela vista. O que há de bem comum ao redor da Alemanha é você comprar cerveja que vem em uma bela taça e se você devolver a taça eles devolvem 1 euro.

Memorial das Vítimas do Holocausto
Achei um lugar muito triste, parece um cemitério, com mais de 2 mil blocos de concreto. Este memorial é dedicado aos seis milhões de judeus mortos durante o regime nazista.

Gendarmenmark

Uma das praças mais bonitas da cidade, com suas duas igrejas idênticas, uma em frente à outra. Neste local há um conjunto arquitetônico, incluindo a sala de concertos de Berlim e as igrejas francesa e alemã. No centro da praça fica uma estátua monumental do poeta Friedrich Schiller.

Reichstag

Edifício do Parlamento Alemão, palco de momentos históricos, que mistura uma arquitetura antiga com a modernidade da sua cúpula de vidro. É neste prédio que o parlamento federal da Alemanha exerce suas funções.

Prédio da prefeitura de Berlim (Berliner Rathaus)

Berliner Dom – Catedral de Berlim

É uma catedral protestante luterana localizada em Berlim, na Alemanha. Foi construída entre 1895 e 1905 e se encontra na Ilha dos Museus. Em rigor não se trata de uma catedral strictu sensu pois nunca foi sede de um bispado. É uma das construções mais fotografadas de Berlim com cúpulas marcantes e seus monumentais de 114 metros de comprimento e 116 metros de altura.

Ilha dos Museus

Área que é considerada patrimônio cultural mundial pela UNESCO e que abriga 5 grandes museus.

Altes Museum – museu antigo – foi o primeiro museu a ser construído, entre 1823 e 1830, para abrigar a coleção de artes da família real da Prússia. Foi também o primeiro museu aberto ao público na Prússia e atualmente exibe uma coleção de antiguidades da Grécia e Roma.

Museu Real Prussiano – Neues Museum (Museu Novo) – Foi destruído durante a guerra e apenas em 2009 foi reaberto, abrigando coleções sobre a Pré-História, História Antiga e Egito Antigo.

Alte Nationalgalerie – Galeria Nacional Antiga – construído entre 1867 e 1876. Inspirado na Acrópolis de Atenas, este prédio lembra um templo antigo, com colunas e escadarias grandiosas. Pra quem adora artes este é um lugar bem interessante, com coleções do Impressionismo, Romantismo, Neoclassicismo e início do Modernismo.

Bode-Museum – Museu Bode – aberto em 1904 com o nome de Kaiser Friedrich-Museum e após o ano de 1956 foi renomeado para o atual nome em homenagem ao seu idealizador Wilhelm von Bode. Após 6 anos de trabalhos de restauração foi reaberto em 2006 e abriga uma coleção de esculturas, Arte Bizantina, além de uma grande coleção de moedas.

Pergamonmuseum – Museu Pergamon – o mais visitado, pois recebe quase 1 milhão de visitantes por ano e o mais famoso. Este museu é o mais novo, construído entre 1910 e 1930. Abriga antiguidades exibidas em tamanho original como o Altar de Pérgamo (entrada de um templo da antiguidade grega), Portão do Mercado de Mileto (construção romana do Século 2 na cidade de Mileto), Porta de Ishtar (oitavo portão que dava acesso a cidade da Babilônia), Fachada de Mshatta (fez parte do palácio Qasr Mshatta na Jordânia).

Checkpoint Charlie

Antigo posto militar na divisa entre Alemanha Oriental e Ocidental durante a guerra fria e que hoje é um dos locais mais visitados na cidade. Em frente ao posto militar há um traçado no chão, que indicava a exata localização do muro de Berlim. Se você seguir este traçado, pela Zimmerstrasse, chegará à Topographie des Terrors que retrata os momentos de terror vividos na época de Hitler. Há um muro ainda de pé no local, porém bem destruído. Ali, tem um mural contando toda a história do que ocorreu naquela época tão monstruosa. É um pouco forte, eu senti um lugar bem pesado!

Lojas:
KaDeWe – maior loja de departamento da Alemanha e a segunda da Europa. São 7 andares, com grande número de pessoas passando, por dia, neste lugar.

Galeria Kaufhof – Outra loja de departamentos muito conhecida. Não é tão grande quanto a KaDeWe, mas é interessante e acessível.

O que comer?

Curry Wurst – Um dos lugares mais famosos que você pode experimentar a salsicha é a Curry 36 – Mehringdamm 36. Este lugar é muito indicado e muito bem avaliado e tem uma mega fila. Esses dias estava assistindo um programa na TV e em Berlim este foi um dos lugares indicados para não deixar de conhecer. Eu confesso que não gostei muito da salsinha, prefiro aquelas salsichas sem molho que vem no pão que você encontra pelas ruas. Este lugar serve uma salsicha picada com molho especial de ketchup com curry.

Döner Kebab – Na Alemanha, a culinária Árabe é muito forte e kebab é o que você mais encontra, um em cada esquina. As opções são de carne ou de frango. Ele acompanha verduras e existe a opção vegetariana geralmente com falafel. O lugar mais famoso para você experimentar é o Mustafa’s Gemuse Kebap . Eu amo Kebab, comia muito quando morava na Austrália, então sempre quando viajo e encontro eu como.

Kebab do Schlemmerbuffet Doner Kebab – Torstrasse 125 – Este Kebab estava bem delicioso e bem recheado. Vale a pena se você estiver passeando por perto no horário da refeição.

Hard Rock – Eu amo Hard Rock, então sempre vou quando estou viajando. Em Berlim fui num final de tarde para tomar uma cerveja e comer um petisco e estava muito bom.

Em Berlim o pessoal estava bem animado rsrsrs. É bem comum você encontrar na Europa e nos EUA esses carrinhos, as pessoas vão pedalando e bebendo, colocam música e se divertem muito. Nada mal né?

Espero que tenham gostado das dicas.

Até a próxima TRIP!