O que dizer da Holanda?
Posso dizer que é um país lindo, com belíssimos canais, maravilhosos campos de tulipas, moinhos de vento e rotas de ciclismo. É conhecida como Países Baixos, seu nome oficial.
A capital da Holanda é Amsterdam, cidade com aproximadamente 825 mil habitantes (2019). O país inteiro tem em torno de 17,3 milhões de habitantes (2018), o que torna a Holanda um dos mais populosos da Europa.
O transporte público funciona muito bem para poder se locomover. Em Amsterdam você poderá comprar aqueles bilhetes que valem por 24hs e andar de transporte a vontade rsrsrs. É bom pra quem tem restrição de caminhada ou para quem realmente não gosta muito rsrsrs. Há outras opções de bilhete para o transporte também, daí você poderá escolher o que melhor se encaixa no seu perfil.
Vamos passear um pouco? Conhecer Amsterdã e arredores. É realmente lindo!
Appledorn – De carro de Amsterdam você gastará 1:15hs
Palacio het loo: O palácio abre todos os dias da semana, exceto às segundas. A duração do passeio é de mais ou menos três horas e com isso poderá conhecer todos os detalhes do palácio mais impressionante da Holanda. Os jardins são lindos e esse passeio é incrível. O castelo é um edifício simétrico no estilo barroco. Projetado por arquitetos holandeses, foi construído entre 1684 e 1686 para o rei “stadtholder” Willem III (Guilherme III da Inglaterra, Príncipe de Orange) e Mary II da Inglaterra.
Amsterdam
Canal Tour: Os barcos saem todos os dias, a cada meia hora, entre 9h e 18h. O ponto de partida é a Estação Central. Eu considero um passeio imperdível. Você passará por lugares lindos que renderá muitas fotos.
Prédio da estação central: esta estação é bem bonita, a noite fica ainda mais linda. Se você for de trem para Amsterdam, chegará nesta estação.
Canal Cruise
Sugere-se a utilização de um passe com validade por 24h. Funciona como um ônibus aquático. É possível subir e descer em qualquer barco. Cada parada revela um atração turística. Bem interessante pra quem não gosta muito de caminhar ou tem alguma restrição.
Avenida Damrak: é uma avenida que encheu o canal no centro de Amsterdã. É a rua principal onde as pessoas que chegam à estação entram no centro de Amsterdã. Nesta rua tem um monte de lojinhas e lugares que vendem aquelas deliciosas batatas no cone que são deliciosas.
Igreja Oude Kerke na região do De Wallen
É o edifício mais antigo de Amsterdã. O edifício foi fundado por volta de 1213 e consagrado em 1306 pelo bispo de Utrecht, com São Nicolau como seu santo padroeiro. Após a Reforma em 1578, tornou-se uma igreja calvinista, que permanece até hoje
Igreja Nieuwe Kerk
É um templo religioso do século XV em Amsterdã, situada na Praça Dam, junto ao Palácio Real
Basílica of Saint Nicholas
A Basílica de São Nicolau está localizada no bairro Old Centre de Amsterdã, na Holanda, muito perto da principal estação ferroviária de Amsterdã. É a principal igreja católica romana da cidade. Foi construída entre 1884 a 1887.
Museu de cera Madame Tussauds
É um museu de figuras de cera situado na cidade de Amsterdã, a capital da Holanda. O museu está localizado no centro da cidade, na Praça Dam, próximo ao Palácio Real de Amsterdã
Centro comercial Magna Plaza
Atualmente essa bela construção do século XIX funciona como um shopping, porém anteriormente a estação de correios principal de Amsterdã. É um edifício monumental localizado em Nieuwezijds Voorburgwal 182, que foi construído em 1895-1899 em estilo neogótico e neo-renascentista.
Albert cuyp market
Fica na região central de Amsterdã (no Albert Cuypstraat, entre Ferdinand Bolstraat e Van Woustraat, na área De Pijp do distrito de Oud-Zuid da cidade) e esta feira está rodeada por bares e cafés convidativos para uma visita. A Albert Cuyp fica aberta de segunda-feira a sábado, das 9h30 às 17h. vende todo tipo de coisa, de queijo holandês à lembrancinhas e é neste mercado de rua que você poderá comprar um maravilhoso Stroopwafel feito na hora e quentinho (um doce, meio wafer recheado de caramelo).
Bloemenmarkt
Único mercado de flores flutuante do mundo. As tendas ficam ao longo do Singel Canal.
Praça Leidse (Leidseplein)
A praça fica em frente ao Vondelpark, depois de atravessar o canal. É um lugar bem animado e uma boa pedida para curtir a noite com muitos bares e restaurantes.
Praça Dam
Uma das praças mais famosas e mais movimentada de Amsterdã. Fica a 1,5km da estação central de trens e lá você encontrará o Memorial Nacional aos Mortos, um monumento que homenageia as vítimas da Segunda Guerra Mundial. Além do monumento, a Dam também abriga o Palácio Real, edifício espetacular erguido em 1648 e residência da família real holandesa em Amsterdã (a monarquia vive em Haia). Há também nessa praça bares, restaurantes, casas noturnas, lojas, souveniers, além da luxuosa Bijenkorf (loja de departamentos holandesa).
Rijksmuseum
É o museu nacional dos Países Baixos dedicado à artes e história. Ele tem uma larga coleção de pinturas da idade de ouro neerlandesa e uma substancial coleção de arte asiática. É um lugar bem lotado e a concorrência por uma foto no local é bem concorrida rsrsrs.
BAIRRO JORDAAN
Esse bairro sofisticado fica próximo da região central e é encantador. Há alguns bares, restaurantes, cafés antigos, galerias de arte e os canais ao redor. Tudo parece perfeito, nos mínimos detalhes, super bem cuidado.
Bairro Negen Straatjes
Há 9 ruas estreitas ao redor da Estação Central (Grachtengordel). As ruas são: Reestraat, Hartenstraat, Gashuismolensteeg, Oude Spiegelstraat, Wolvenstraat, Berenstraat, Wijde Heisteeg, Huidenstraatt e Runstraat.
É neste bairro que está fica a famosa Casa de Anne Frank.
Pontes Blauwbrug e Magere
Não deixe de caminhar sobre a ponte Blauwbrug , que tem sua arquitetura inspirada nas pontes do Rio Senna em Paris. Do alto da Blauwbrug, você verá a ponte mais famosa da cidade, a Magere Brug que a noite fica toda iluminada.
Rembrandtplein
É uma grande praça no centro de Amsterdã. Local de vida noturna agitada, com bares e boates espalhadas ao seu redor. Lá, muitos holandeses e turistas aproveitam os dias ensolarados para colocar o papo em dia, tomar um café ou apenas ler um livro .
RED LIGHT DISTRICT
Lojas de sexo, museus e vitrines com prostitutas. O local é seguro e você pode caminhar tranquilamente. Um passeio bem diferente rsrsrs.
Heineken Experience
O museu mostra a historia da família que inventou a cerveja. Explica como é fabricada, com direito a prova dos ingredientes. Eu achei os ingressos um pouco caros, mas pra quem gosta de cerveja como eu, é um passeio imperdível.
Cervejaria Brouwerij ’t IJ
Fundada em 1983, essa cervejaria produz no local toda a bebida servida e você também pode fazer um tour pela fábrica e conhecer de perto todo o processo. Pra quem aprecia cerveja, é um passeio muito interessante.
PASSEIO DE BICICLETA
Locadoras mais famosas são a Yellow Bike e a Mac Bike. Pra quem gosta de andar de bicicleta, pode ser um passeio bem legal. Mas cuidado, precisa prestar muito atenção porque são muitas bikes, carros, transporte público pedestres rsrsrsrs. A “Rent A Bike Damstraat” fica no centro de Amsterdam, 5 minutos da Estação Central e é mais uma opção para pegar uma bike.
LISSE
Conhecida como a cidade das cores e das flores, fica localizada 30 minutos de Amsterdam e é nesta cidade que fica o parque das flores de keukenhof. O parque abre diariamente entre março e maio, das 8h às 19h30. Para que não perca viagem verifique no site do parque antes de ir. O parque é lindo e incrível e foi uma manhã inesquecível. Eu fui no dia 13 de maio de 2015. Tentei pegar flores de todas as cores rsrsrsrs.
Biblioteca Pública de Amsterdam
Fica a poucos minutos de caminhada da estação central de Amsterdam. Possui um andar inteiro voltado para crianças, restaurante, café, espaço de estudos e um terraço espetacular. Tem uma vista muito bonita e vale a pena almoçar um dia por lá, tem um restaurante muito gostoso, você pode tomar um vinho, comer uma sobremesa, realmente vale muito a pena.
Aproveite para passear muito pela cidade, tudo é lindo, a cidade é magnífica. Tudo florido, tudo bem cuidado, tudo limpo. Caminhe e vai se perdendo pela cidade, não irá se arrepender.
Onde comer?
Não lembro lugares pra indicar para almoçar e jantar, já faz tempo que fomos e não me recordo. Naquela época nunca pensei em fazer um blog rsrsrsrsrs.
Agora, aquelas batatinhas não tem como esquecer. São muito deliciosas, vem no cone. Na Avenida Damrak tem alguns lugares para você escolher.
Onde ficar?
Tenho dois hotéis para indicar, um que fica mais afastado da cidade OZO Hotel e outro que é o IBIS localizado ao lado da estação Central. Esse hotel mais afastado eu fiquei em 2015 e o IBIS eu fiquei em 2017 com minhas irmãs. Confesso que gostei dos 2.
Espero que tenham gostado das dicas. Até a próxima TRIP!