Antuérpia foi uma cidade que resolvemos conhecer de última hora, estava sobrando um tempinho e então saímos cedinho de Bruxelas e fomos em um belo domingo. Geralmente de domingo as cidades na Europa são bem paradas. Na Antuérpia estava tendo um evento de bicicleta, então a cidade estava bem movimentada, porém os comércios estavam fechados.
É a segunda maior cidade da Bélgica com mais de 510 mil habitantes sendo que a zona metropolitana ultrapassa 1,2 milhão, ficando atrás somente de Bruxelas com 1,2 milhão na cidade e 1,8 na zona metropolitana. O Porto de Antuérpia é um dos maiores e mais importantes do mundo.
A arquitetura de Antuérpia tem uma forte influência holandesa. A cidade toda é muito bonita, superou totalmente minhas expectativas.
Estação de Trem
O edifício original foi construído entre 1895 e 1905. Mas, a estação foi bem destruída durante a Segunda Guerra Mundial e, portanto, precisou passar por um processo de restauração. Ela já foi eleita a estação mais bonita do mundo. Como era um domingo o dia que estávamos lá, quando entramos nessa estação, estava tendo uma apresentação de um coral que chegava arrepiar de tão lindo. Como lá dentro é bem grande, quando o coral cantava dava aquele eco e o som ficava muito lindo! Eu fiquei muito deslumbrada lá dentro, porque o interior dessa estação é realmente incrível.
GROENPLAATS
Considerada a maior praça da cidade e ocorrem muitos eventos públicos. Ao lado, há o Shopping Grand Bazaar. Pena que não tenho uma foto legal da praça!
Igreja de Nossa Senhora de Antuérpia – Onze-Lieve-Vrouwekathedraal
É uma catedral católica em estilo gótico de 1521. O campanário da catedral é considerado Patrimônio Mundial da UNESCO. A entrada é paga, mas se for em horário de missa, a entrada é gratuita. Esse costume é bem comum na Europa. Engraçado é que uma torre está terminada e a outra não rsrsrs.
Prefeitura
A Prefeitura fica localizada na praça Grote Markt. O prédio é muito bonito e repleto de bandeiras dos mais variados países na fachada. Ao redor da praça há muitos restaurantes com mesinhas ao ar livre.
Curiosidade: Em frente a prefeitura tem uma estátua do Brabo – o soldado Romano que enfrentou o gigante, cortou suas mãos e as jogou no rio.
Het Steen
Het Steen significa “A Pedra”. Em frente, fica uma estátua do gigante com dois humanos a seus pés.
Curiosidade: Diz a lenda que um gigante chamado Druon Antigoon, apossou-se do casteloe cobrava pedágio de quem tentasse atravessar o rio. Se a pessoa não pudesse pagar, ele cortava as mãos e jogava no rio. Um soldado romano, Silvius Brabo, tornou-se herói da cidade quando desafiou o gigante. Brabo cortou as mãos do gigante e as jogou no rio.
Em frente o Castelo havia alguns policiais com moto da BMW. Outro nível ou não? rsrsrs
Fotos tiradas pela cidade
Onde comer
Na Antuérpia há muitos restaurantes, nós escolhemos um restaurante que se chama SAN REMO. A comida estava muito boa! Eu sou muito chata pra comer e então acabo sempre escolhendo pratos que sei que não tem chance de dar errado rsrsrs. Todas as vezes que inventei moda e optei por aventuras, me dei mal rsrsrs, sou meio traumatizada com isso!
DICA: Nas ruas você vai encontrar aqueles waffle belga, na Antuérpia nós comemos e era delicioso.
Esses foram os lugares que passamos e espero que tenham gostado!
Até a próxima TRIP!