Berna / Zurique

No post de Lugano e Lucerna, falamos um pouco do Swiss Travel Pass que é um bilhete que você pode usar todos os meios de transportes da Suiça e é ilimitado, mas só vale a pena pra quem for ficar pelo menos 3 dias. Você pode pesquisar mais detalhes no site:  https://www.myswitzerland.com/pt/swiss-travel-pass.html

 

Vamos passear um pouquinho?

 

Berna:

O que dizer de Berna? Esta cidade foi fundada em 1191 e é linda, mas gelada!!! Fomos no mês de maio e estava bem frio. Agora, vou dizer uma coisinha: Suiça é um país caro, tudo era muito caro.

Fizemos base em Berna porque como está numa posição central fica fácil para se deslocar para outras cidadezinhas. De Berna nós fomos para Zurique,  Interlaken, Lausanne, Montreux e Genebra que ficam entre 1h e 1h30 de distância, de trem. É muito prático o trem, você sai cedinho, passeia pelas cidades, aproveita tudo sem preocupação com mala ou local para estacionar o carro.

O centro histórico é chamado de Altsdadt (em alemão significa Cidade Antiga) e em 1983 foi reconhecida como Patrimônio Cultural Mundial da UNESCO.

O que conhecer na cidade de Berna:

Zytglogge (Sino do tempo) 

O Zytglogge é um relógio astronômico construído em 1530 e é considerado um dos pontos turísticos mais conhecidos e importantes da cidade de Berna . A torre do relógio fica bem na entrada da parte antiga da cidade e de lá você vai caminhando e conhecendo outros pontos turísticos.

Zeitglockenturm (http://www.zeitlockenturm.ch)
Horário de funcionamento: Todos os dias, a cada hora cheia. Tours em inglês diariamente às 14h30.

 

Rio Aar
Esse rio passa pela cidade e é muito lindo, a cor da água é bem bonita.  Não deixe de ver o rio do alto de uma das pontes da cidade, a paisagem é bem top, pena que estava tão frio e não dava pra ficar tanto tempo admirando aquela beleza.
Curiosidade: O rio Aar nasce em Interlaken, atravessa o lago de Brienz e deságua no rio Reno.

 

Catedral de Bern ( em alemão Berner Münster)
Considerada Patrimônio pela Unesco, a Catedral de Bern possui uma arquitetura muito linda e você pode subir (254 degraus) em sua torre para ter uma bela vista da cidade. Essa Catedral é considerada a maior igreja da Idade média na Suíça.

A construção começou em 1421, porém a torre somente foi concluída em 1893. Na porta principal conta-se uma história muito interessante: a escultura representa a crença católica do Juízo Final, ou seja, os ímpios serão separados dos justos. Os ímpios estão nus à direita, enquanto os justos estão vestidos de branco à esquerda. No centro está a justiça, com os santos e as virgens prudentes à sua volta e o Miguel Arcanjo com uma espada levantada. É uma riqueza de detalhes, é tão lindo pessoalmente.

Münsten St Vinzenz (http://www.bernermuenster.ch)
Horário de funcionamento: Segunda a sábado das 10hs às 17hs, domingo das 11h30 às 17hs
Quanto custa: Grátis para visitar a igreja, CHF 5 para subir a torre

Do lado da catedral fica uma das doze fontes de água potável de Berna.
Essa fonte homenageia Moisés e a tábua dos Mandamentos, num escultura interessante. A estátua representa Moisés trazendo os Dez Mandamentos para as Tribos de Israel .

 

MUSEU DO EINSTEIN
O Einstein viveu na casa que hoje é um museu que conta a história de sua vida, possui mobílias da época, fotos, textos e um filme da vida de Einstein. Foi nesta casa que o cientista começou a desenvolver a Teoria da Relatividade.

Einsteinhaus (http://www.einstein-bern.ch)
Horário de funcionamento: Segunda a sábado das 10hs às 17hs
Quanto custa: CHF 6 para adultos, CHF 4.50 para estudantes, crianças, maiores de 65 anos e grupos (preço por pessoa)

 

Bundeshaus – O parlamento Suíço
Inaugurado em 1902 o Parlamento Suíço foi construído com 95% de materiais Suíços. O edifício é lindo por fora e hiper decorado por dentro, repleto de estátuas, vitrais e murais.

 

Marktgasse e Torre da Prisão
Essa rua possui muitas lojinhas e é ótimo para um passeio.

Aquela Torre no fundo da foto se chama Torre da Prisão (Käfigturm), foi usada como prisão entre 1643-1897. Construída em 1256, substituiu a Zytglogge como Torre de Guarda que determinava os limites da cidade. A torre original foi demolida em 1640 e reconstruída entre 1641-1644, em outro local. O relógio que decora a torre foi instalado em 1691. Atualmente recebe mais de 400 eventos por ano.

 

Berna é conhecida como a “Cidade das Fontes”, pois possui mais de 100 fontes com água potável e geladinha, pelo menos com água vocês não precisarão gastar dinheiro.

 

Tem um parque muito famoso em Berna que nós não conhecemos. Pra quem tiver interesse: BärenPark (http://www.baerenpark-bern.ch)
Horário de funcionamento: Todos os dias, depende da disposição dos ursos. A loja de lembrancinhas funciona de 8h30 às 16h30.
Quanto custa: Grátis

 

Caminhando pela cidade, outros lugares que passamos:

 

Onde comer:

Infelizmente não lembramos os nomes dos restaurantes, mas temos fotos e está com uma cara boa.

 

Onde ficar:

Na Suiça ficamos praticamente somente em Ibis. No post de Lugano e Lucerna eu comentei um pouco mais sobre esse assunto. Acho que pra quem fica o dia todo fora e vai para o Hotel apenas para dormir, o Ibis super atende as necessidades, não tem nada de luxo, mas é confortável. E também o Ibis varia um pouco de cidade e de país, nós já ficamos em quartos bem pequenos e já ficamos em quartos muito legais, hoje em dia tem Ibis super modernos, na Itália é um exemplo. Na verdade na Suíça não recordamos como eram os quartos, faz tempo que viajamos para lá e não temos fotos.

 

 

Zurique:

Ficamos em Zurique apenas 1 dia, era um domingo, esse foi um lugar que não me encantou muito, estava tudo fechado, não era um lugar muito animado e então não fiquei apaixonada. Porém, acho que todos devem conhecer, não gosto de dizer que não gosto de determinados lugares porque acho que toda a experiência é válida. Talvez não tenha sido tão legal por ser domingo né?

Zurique é considerado o principal centro econômico do país e é conhecida como uma das principais capitais financeiras do mundo. Em 1798 Napoleão Bonaparte invadiu a Suíça e criou a República Helvética, que durou até 1803. O processo de reconstrução do país durou até 1848, quando a Confederação Suíça foi assinada.

 

Lugares que passamos em Zurique:

A melhor maneira de conhecer a região é sair caminhando com um roteirinho na mão e ir curtindo cada ruazinha que você passa.

Zürich Hauptbahnhof

Foi inaugurada em 1847, é a primeira linha ferroviária do país e a maior estação de trens da Suíça.

Igreja Grossmünster

É a principal igreja de Zurique, dedicada aos santos Felix e Regula, padroeiros da cidade. A construção em estilo românico começou em 1090, mas só foi concluída em 1220.

 

Fraumünster (Igreja da Mulher)

Construída em 1250, é uma igreja protestante em estilos gótico e românico, localizada na saída da Münsterbrücke e famosa por sua torre de relógio azul delgada, alta e pontuda.

 

Lindenhof

Parque elevado 25 metros acima do rio Limmat com belas paisagens de Zurique

Confiserie Sprüngli

Mais antiga chocolateria do país (1836), um paraíso das tortas, pralinés, trufas e os famosos macarons suíços, vendidos por peso.

Bahnhofstrasse

Principal rua do centro de Zurique e uma das avenidas comerciais mais caras do mundo, a Suíça é um país caro né? Os carros só circulam em alguns trechos. Começa na Bahnhofplatz e termina em Bürkliplatz, no Lago Zurich. Passa por Augustinergasse, rua que leva à Old Town, e Paradeplatz, uma das praças mais famosas da Suíça onde estão as sedes do UBS e Credit Suisse, maiores bancos suíços, e da Confiserie Sprüngli.

Rio Limmat e Lago Zurich

Rio transparente e de água potável.  Passeios de barco partem da Landesmuseum e oferecem uma bela vista dos edifícios históricos, pontes, monumentos e parques (duração de 1 hora).

 

DICA: Na Suiça você não vai precisar comprar água para beber porque possui fontes de água potável pelas ruas e você pode encher sua garrafinha. Zurique é a cidade com o maior número de fontes públicas de água potável do mundo (1224)

 

 

Espero que tenham gostado!

Até a próxima TRIP.