Budapeste

Budapeste foi uma das cidades mais lindas que eu jã estive.  Esse é um lugar em que você não pode deixar de incluir no seu roteiro caso esteja viajando ali por perto.

Como Chegar?

Estávamos de carro e ao entrar na Hungria, ou seja, cruzar a fronteira de carro você precisa comprar o Vignette que é um ticket que autoriza rodar no país por um número determinado de dias (2975 Ft ou cerca de 10 Euros válido por 10 dias). É um selo que você cola no vidro do carro.

Você pode ir de trem também, geralmente andar de trem pela Europa é bem tranquilo.

Budapeste foi, até 1871, duas cidades: Buda, de um lado do rio, e Pest, do outro. O lado Buda do rio é dominado pelo castelo real e o lado Peste, pelo Parlamento.

Parlamento Húngaro

Fica ao lado da estação de metrô da linha M2, na Praça Kossuth Lajos.

O Parlamento está localizado junto ao Danúbio e é uma das principais construções de Budapeste. Dizem que a construção foi inspirada no Palácio de Westminster de Londres, com a adição de torres em estilo gótico. É aqui que a Assembleia Nacional da Hungria se reúne, é um dos edifícios legislativos mais antigos da Europa.

 

À noite, o parlamento fica deslumbrante, você fica emocionado. Como pode um lugar tão lindo? tão perfeito? parece de mentira!

À margem do Rio Danúbio, há os sapatinhos que representam os judeus que foram mortos a tiros na margem do Rio. É um ambiente um pouco triste.

Basílica de São Estevão

Fica localizada do lado peste e está entre a estação de metrô Arany János utca‎ (linha M3) e a Bajcsy-Zsilinszky út‎ (M1).

Esta Basílica foi construída em honra ao primeiro rei da Hungria, Estevão I. É o maior templo da Hungria, com 96 metros de altura e cabem mais de 8500 pessoas. A igreja possui peças luxuosas de mármore ou jaspe. Seu interior abriga uma das relíquias mais queridas dos húngaros: a mão direita de Santo Estevão. Sua grandiosidade impressiona muito e quando entrei lá fiquei meio em choque, uma das igrejas mais lindas que já estive.

OBS: Logo em frente da basílica possui o Gelarto Rosa. Essa gelateria é boa, os sorvetes são artesanais, colocados no cone em formato de flor. Uma verdadeira obra de arte.

Deak Ferenc

Praça principal da cidade

Praça dos Heróis

A maior praça da cidade, possui um monumento de 36 metros em seu centro e estátuas simbolizando líderes e heróis húngaros ao seu redor. Há dois museus nesta praça: o Museu de Belas Artes e o Palácio das Artes. Essa é uma região muito bonita e aproveite para passear ao seu redor porque vale muito a pena. 

Castelo Vajdahunyad 

É um castelo no Parque da Cidade de Budapeste. Foi construído em 1896 como parte da Exposição Milenar que celebrou os 1.000 anos da Hungria. No  centro do parque há uma estação de metrô, que pode ser utilizado para voltar ao centro da cidade. Este parque é muito lindo, nunca vi tantos lugares lindos de uma vez só. Parece que no inverno o lago vira pista de patinação, deve ser bem legal!

Ponte das Correntes

É a mais antiga da cidade. A estação mais próxima a esta praça é a Bajcsy-Zsilinszky út‎ (M1). Esta ponte é muito linda e tirei várias fotos, o interessante é que passei várias vezes por ela e cada vez que passava tirava mais fotos, não sei descrever o quanto lindo é esse lugar.

Palácio Real (Castelo de Buda)

Há uma praça, a Clark Ádám tér, que possui a estação inferior do Funicular do Castelo. Pelo Funicular você chegará ao Castelo de Buda. Neste conjunto de edifícios do século XVIII há diversas atrações: a Galeria Nacional Húngara, na entrada principal o palácio, e o Museu da Historia de Budapeste, com acesso pelo pátio interno. É um lugar que impressiona muito e lá do alto é  a vista da cidade é linda.

      

Igreja Matias

O que é esse lugar? De dia, de noite, qualquer horário é surreal. Quando você pensa que já viu tudo, pronto, você chega num lugar desse. Em frente à igreja há um monumento chamado Bastião dos Pescadores, possui sete torres que homenageia as sete tribos que fundaram a nação húngara.

Margaret Bridge

Para ir à Margaret Bridge você pode pegar o Tram 4 ou 6 . Há muitas atrações, como por exemplo uma fonte colorida que se mexe no ritmo da música a cada hora. Fica localizada no meio do rio, e é considerada uma das principais áreas de lazer da cidade possuindo jardim japonês, jardim de esculturas, igreja dominicana do século XIII, uma torre de água.

Váci utca

A principal rua de compras da cidade e há diversas lojas e restaurantes. Acho que vale muito a pena bater uma perninha nesta rua porque é bem animada.

No final da Váci utca está o Mercado Central de Budapeste (mercado público da cidade). Neste mercado você pode encontrar de tudo, é um mercado muito grande.

DICA: neste mercado você pode encontrar o UNICUM que é um licor amargo feito com ervas. É a mais conhecida bebida alcoólica húngara depois do vinho Tokaji. A sua fórmula é secreta, pois contém mais de quarenta ervas diferentes. Entendo que seja mais uma bebida medicinal e natural.

Ponte da Liberdade

Fica próximo ao mercado central de budapeste. Esta ponte é muito linda, mas também, o que é feio nesse lugar?

Ao cruzá-la, você chega ao Hotel Gellért, foi neste lugar que fiz a opção pelo banho termal e gostei muito conforme comentado um pouco abaixo.

 

Igreja na Caverna

Igreja totalmente localizada no interior da montanha, esculpida nas pedras. É muito bonita.

DICA: À noite, passeie pelas margens do Rio Danúbio e cruze suas pontes. A iluminação noturna deixa a cidade de Budapeste ainda mais maravilhosa e inesquecível. Sendo bem sincera, estar ali diante daquele espetáculo de lugares lindos é algo que não sei nem descrever, você não sabe nem pra que lado olha.

   

Andrássy útca

Uma das avenidas mais importantes da cidade ligando a área central ao parque da cidade. Há lojas de luxo, hotéis, restaurantes e também atrações importantes, como a Casa de Ópera.

A linha de metrô M1 é considerada uma das mais antigas da Europa, com estações pequenas e trens apertados, é bem bonitinha essa linha e é bem diferente dos metrôs que costumamos ver em cidades grandes.

Ópera Estatal Húngara

Muito luxuosa, inaugurada em 1884. É considerada a maior casa de ópera da cidade de Budapeste.

House of Terror

Ex sede da Policia Secreta dos governos fascista e Comunista no século XX. Não tivemos coragem de entrar nesse museu, achei que do lado de fora já era um ambiente pesado, na parede tinham fotos com nomes das pessoas que morreram de forma tão cruel nesses regimes ridículos.

Distrito Judeu

É aqui que fica a Grande Sinagoga, fundada em 1859 (fica na rua Dohány).

Águas termais

Budapeste tem o maior sistema de águas termais do mundo. Dizem que essas águas possuem propriedades curativas e acho que é verdade.  Após uma manhã inteira lá, fiquei tão bem e relaxada no decorrer do dia, uma sensação maravilhosa.

Nós escolhemos ir na Gellert Spa, que fica no lado Buda (Endereço: Kelenhegyi út 4, 1118) . Lá havia piscinas com  diferentes temperaturas, algumas com sais mineiras, hidromassagem. A piscina que eu mais adorei foi a de 38 graus kkkkkkk, é que nesse dia estava muito frio em Budapeste e ficar dentro daquela água quentinha era muito bom. Para passar o período da manhã pagamos 20 euros por pessoa, não tem como deixar de conhecer e desfrutar dessa maravilha, estar lá é um momento único.  Eu gostei muito e achei tudo muito limpo e olha que sou chata!

Segue o site: http://www.szechenyibath.hu/

Pub Szimpla Kert

Esse pub é bem descolado e a decoração é bem diferente.  É um lugar com muita energia, música boa e uma variedade de drinks.  A comida também vale a pena!

Endereço: Kazinczy u. 14.
http://www.szimpla.hu

Shoppings: quem tiver com um tempinho sobrando pode visitar os shoppings da cidade: WestEnd City Center ou o Duna Plaza Shopping. Nós conhecemos, porém não sei se vale muito a pena, achamos tudo bem caro. Acho que só vale a pena pra quem realmente tiver com muito tempo sobrando.

Se percam nas ruas dessa cidade tão encantadora e verá muitas construções maravilhosas.

Onde comer?

Para mim não foi nada fácil comer porque é uma culinária que não sou muito apaixonada, lá tem muito ensopado, tudo com molho.

Um restaurante que super indico e acho que não pode deixar de ir principalmente se quiser realmente conhecer a comida húngara, é o restaurante Trofea Gril (Budapest, Király u. 30-32, 1061). Aqui é um buffet com tudo incluso, comida, bebida e sobremesa. É realmente muito bom.

O que tem em Budapeste também pra quem gosta de um belo lanche é o HARD ROCK. Eu amo esse lugar e sempre que encontro nos países que passo, pego uma refeição para matar a vontade!

Onde ficar?

Nós optamos pelo K+K Hotel Opera. O quarto era muito confortável, café da manhã muito bom, o hotel era top.

Espero que tenham gostado.

Até a próxima TRIP!