A cidade é muito bonita e estruturada. Nós fizemos todo o passeio pela Espanha de carro, alugamos um carro confortável e fomos embora. Para ir à cordoba, saímos de Sevilha (1h30m de carro).
Córdoba é uma cidade muito bonita e animada. Havia muitas pessoas pela rua, música ao vivo em bares, uma energia boa.
Vamos conhecer os pontos turísticos do que fazer nessa cidadezinha.
Plaza de la Corredera
Plaza de la Corredera é a única Plaza Mayor retangular da Andaluzia. Ampla, arejada e relaxante, esta praça já foi palco de corridas de touros, autos de fé da Inquisição e mercado. Mas o que nos atrai é o seu ambiente que convida a descontrair, com as arcadas e pórticos típicos das Plazas Mayores de Espanha e as fachadas coloridas. Estava tendo mercadinho de natal, estava tudo enfeitado e iluminado.
Puente Romano
Cruze a Ponte Romana de Córdoba, maravilhe-se com as vistas e faça uma entrada triunfal! O pôr do sol, juntamente com a Mesquita-Catedral como pano de fundo, é o mais belo cartão-postal desta cidade andaluza.
A Torre de Calahorra logo abaixo, na entrada da Ponte Romana, foi construída em meados dos anos de 1200, após a conquista castelhana, à ordem do Rei Fernando III. Ela foi muito utilizada como um importante local de defesa durante a guerra entre os irmãos Henrique II e Pedro I.
Inicialmente eram apenas duas torres, porém após a vitória de Henrique II, foi construída uma terceira torre. A planta da torre é de cruz latina, tem suas torres quadradas que formam três braços, e elas são unidas por quartos de cilindro e arrematadas por merlões.
Atualmente, no seu interior tem oito salas, que formam o Museo Vivo de al-Andalus, museu de grande prestígio que junta peças e objetos de todos os povos que passaram pela região, sendo elas: muçulmana, cristã e judia.
Mesquita-Catedral
A Mesquita-Catedral é um dos nossos monumentos favoritos no mundo inteiro e de visita obrigatória num roteiro para visitar Córdoba. Rouba todas as atenções e é impossível não ficarmos maravilhados diante do símbolo mais importante da cidade.
Esta Catedral das 8:30 às 9:30 não paga para entrar e acabamos indo bem cedinho para entrar grátis rsrs. O ingresso custa 11 euros por pessoa.
De pé desde 785, este monumento foi edificado como mesquita pelos mouros e convertido em templo cristão imediatamente após a Reconquista Cristã em 1236.
A Mesquita de Córdoba, oficialmente Catedral de Nuestra Señora de la Asunción, é Monumento Nacional desde 1882 e foi declarada Património da Humanidade em 1984. Em 2014, a Unesco elevou a sua qualificação para Bem de Valor Universal.
Internamente da catedral é realmente impressionante, não tem como não conhecer caso esteja em Cordoba, é uma parada obrigatória.
Bairro Judeu de Córdoba
É o bairro mais antigo (remonta à época romana) e afamado de Córdoba, onde conviveram durante séculos cristãos, judeus e muçulmanos.
Adoramos andar livremente neste labirinto de ruas medievais estreitas e becos que se estende entre a Mesquita e a Puerta de Almodóvar. Como tal, colocamos o Bairro Judeu no top dos lugares a visitar num roteiro por Córdoba.
Como somos uns apaixonados por bairros históricos cheios de carácter, tradição e encantos, perdemos a noção do tempo a explorar os seus segredos, orientados apenas pela curiosidade e aquilo que nos chama a atenção. Não faltam restaurantes e tabernas típicas. Há também muitas lojinhas e comércios.
Alcázar de los Reyes Cristianos
A fortaleza-palácio do Alcázar de los Reyes Cristianos impressiona com os seus sólidos muros de pedra e quatro torreões defensivos (de Los Leones, de La Inquisición, de Las Palomas e a Torre de Menagem com vistas soberbas do topo).
Foi residência dos Reis Católicos. Serviu de Tribunal dos Santos Ofícios (a temida Inquisição) e prisão civil e militar.
Centro comercial
Foi nesse centrinho que estava tendo mercadinho de natal, tudo enfeitado, um capricho de dar gosto. Era uma noite muito bonita, fria, com uma lua maravilhosa.
Mercado Victoria
Este mercado foi um achado, era pertinho do natal, ao lado tem até um centrinho que com muitas lojinhas e comprei até um casaco super bonito rosa. Tomamos um drink, comemos, tudo que provamos neste mercado estava delicioso. Tem de tudo, vale a pena pela variedade e você pode provar diversas comidas diferentes.
Onde ficar?
Nós nos hospedamos no hotel NH cordoba califa e o quarto era muito confortável e o café da manhã gostoso.
Onde comer?
Almoçamos e jantamos no mercado.
Espero que tenham gostado e até a próxima TRIP.