Exuma é um país independente desde 1973 e possui apenas 7.000 habitantes espalhados por Great Exuma, Little Exuma, The Exuma Cays. Trata-se de uma monarquia constitucional representada por um governador-geral e um primeiro-ministro.
Exuma possui mais de 365 ilhas.
Great Exuma e Little Exuma são interligadas por uma ponte. Para poder se locomover em Exuma é necessário alugar um carro, sem carro ficaria muito difícil porque é uma ilha bem precária de infraestrutura. Acho primordial também ficar bem localizado. Nós optamos ficar em Great Exuma.
O aeroporto de Exuma é bem pequenininho, achei bem fofinho. É necessário ter vacina contra febre amarela, sem o comprovante internacional de vacina contra febre amarela você não consegue entrar em Exuma.
Clima: Nós fomos uma semana antes do Natal e o tempo não estava bom, essa foi a primeira vez que fomos para praia no final do ano e não demos muita sorte. Todo ano escolhemos algum destino e sempre pegamos tempo bom, mas no final de 2019 o tempo não colaborou. Eu nunca vi tanta chuva em toda a minha vida, não era uma chuvinha que passava logo, era uma chuva de cair o mundo e tiveram dias que choveu o dia todo. Ficamos 8 dias e não aproveitamos muito porque não tinha como sair com tanta chuva, inclusive tiveram dias que não tinha nem como sair pra jantar. Além disso, não sei se era por causa da chuva, mas achamos bem estranho, os restaurantes estavam tudo fechado, a ilha estava muito vazia, aproveitamos para descansar.
Mas mesmo com muita chuva, de todas praias que já conheci, essas de Exuma superaram, eu nunca vi um lugar tão lindo, com tantas praias lindas. Mesmo sem sol, o azul do mar era impressionante, nunca vi nada parecido, parecia uma piscina. Era demais acordar, abrir a porta do quarto e poder olhar aquele azul tão lindo, o dia já sorria pra gente. Pra quem gosta de praia, esse é um destino que vocês não irão se arrepender, faça chuva ou faça sol. Mas se preparem porque é um lugar muuuuito caro, tudo é muito carooooo. Quem estiver planejando lua de mel, esse é um destino incrível.
Vamos conhecer o paraíso?
EXUMA CAYS
Quero falar um pouco do passeio de barco que fizemos e contratamos no Hotel Paradise Bay Bahamas . Sinceramente não gostamos muito, porque o barco era muito pequeno e fomos muito desconfortáveis e como passa em vários lugares num dia só e todos os lugares são longes um do outro, achei um puta perrengue. No dia que fomos estava muito vento e daí não foi fácil. O que não gostei nada é que ficávamos um tempão no mar para chegar de um lugar para o outro e quando chegava num lugar super legal, ficava 10 minutos e já tinha que ir embora. Fiquei bem desapontada. E como não tinha conforto algum dentro do barco, era bem ruim ficar em alto mar com aquele vento e todo mundo mega apertado. Nós fomos do lado do piloto do barco porque não tinha outro lugar pra sentar e logo pela manhã ele tomou uma sopa e deixou o frasco aberto e com o vento aquilo virou e caiu tudo no nosso pé. Eu fiquei bem estressada. Mas se não fizer o passeio, não conhecerá os pontos mais badalados e conhecidos de Exuma, então entendo que não tem como não fazer o passeio. Acho que vocês podem pesquisar mais, ver se tem algum barco mais confortável ou até privado porque dai ficam mais tempo onde gostam mais. Problema de pegar barco privado é que é realmente caro, em Exuma tudo é muito caro. Esse passeio que fizemos num mega aperto e perrengue pagamos $200 dólares por pessoa. Fora o almoço que para em um restaurante e não está incluso. Portanto, para 2 pessoas, vocês gastarão por volta de $500 dólares.
Passeio dura o dia todo – 9hs às 17hs. Há água e petiscos dentro do barco.
Empresas que fazem passeio de barco:
Four C’s Adventures – Exuma Water Tours capt.patfourcs@exumawatertours], Sugar Adventure [info@sugaradventure.com], CoastLine Adventures [info@coastlineadventuresexuma.com] e Aquadisiac [aquadisiacadventures@gmail.com].
Lugares que conhecemos no passeio: 1) Ilha das iguanas, 2) caverna azul para mergulho (thunderball Grotto) – onde filmaram uma cena do filme 007, 3) bancos de areia (sandbars) – foi a parada mais incrível, um dos lugares mais lindos que já fui, 4) Tubarões (Compass Cay) – é necessário pagar $10 dólares por pessoa pra descer do barco e entrar com os tubarões, 5) Pig Beach (praia que tem os porcos).
1)Ilha das iguanas: é uma prainha muito bonita, num dia de bastante sol deve ser bem lindo.
2) caverna azul para mergulho (thunderball Grotto): lugar em que foi gravado uma cena do filme 007. Dentro da caverna era muito bonito, a água um azul surpreendente.
3) Bancos de areia (sandbars) – os bancos de areia é o que tem de mais lindo em Exuma, é muito lindo! Na semana que estávamos lá conseguimos ver muitos bancos de areia, tanto nas praias perto do hotel, como nesse passeio. O banco de areia que o nosso passeio de barco fez foi em Pipe Cay, mas dizem que tem o “Big Farmer’s Cay Sandbar”, ao sul da ilha Big Farmer ou de Musha Cay.
Eu queria muito ter ido pra Musha Cay, mas esse passeio não passava, apenas quem faz passeio privado. Deve ser maravilhoso.
Reparem como fica com a maré baixa, eu confesso que não queria mais ir embora, por mim teria ficado nesse paraíso o dia todo.
4) Tubarões (Compass Cay): para nadar com os tubarões você precisa pagar $10 dólares. Os tubarões são bem tranquilos, mas confesso que um tubarão não foi muito com minha cara e tive que ir para o raso porque ele ficou parado esperando eu sair de lá rsrsrsrsrs. Fiquei com medo rsrsrs. Mas no geral é tranquilo.
5) Pig Beach (praia que tem os porcos): esta praia é muito bonita e impressiona com a quantidade de porcos e eles são muito grandes. Vale a pena o passeio.
Outros lugares lindos que passamos no passeio de barco que fomos fotografando. Há mansões espalhadas pela ilha super privadas de atores de Hollywood que valem milhões de dólares. São casas imensas e lindas. No passeio de barco vimos tubarão e arraia. Em exuma tem muito tubarão, vimos até no raso, pequeno, mas vimos.
GREAT EXUMA
Como já falei no início, é necessário alugar um carro para explorar a ilha de Great Exuma e Little Exuma. Assim, você conseguirá conhecer todas as praias lindas e poderá parar em cantos incríveis.
Norte para o sul:
Coco Plum Beach: Fica bem no norte da ilha de Great Exuma. Essa foi a praia que mais gostei, é realmente linda, temperatura da água é ótima, rasa. O que mais gostava é que por volta das 10hs da manhã até umas 14:30 a maré estava muito baixa na semana que estávamos lá e era incrível de tão linda, vários dias fomos lá apreciar tanta beleza e já aproveitávamos para pegar sand dollars (estrela do mar). Detalhe: essa praia é praticamente deserta, você terá esse paraíso praticamente só pra vc rsrsrs.
Hoopers Bay (tartarugas): O maior atrativo dessa praia são as tartarugas que podem ser vistas facilmente. Não é em qualquer lugar que você poderá encontrá-las, para conseguir ver as tartarugas, você precisa caminhar cerca de 1km, elas ficam perto de um pier de madeira, se caminhar até lá, com certeza conseguirá ver. Às vezes ficam várias e às vezes apenas 1 ou 2. Uma manhã tinha uma tartaruga ali no raso, de repente veio uma onda tão forte que a tartaruga veio numa super velocidade e bateu com o casco no meu pé que fez um puta corte, tenho a cicatriz até hoje rsrsrsrsrsrs, ficou tudo roxo. Então, se estiverem com crianças e a onde estiver muito forte, precisam tomar cuidado!
Haulover Bay: tem um restaurante com nome Haulover Bay Bar & Grill , você poderá colocar pra ir nesse restaurante e conhecer ao redor que tem praias lindas. Como o tempo não estava muito bom, então o mar não estava maravilhoso, mas fico imaginando um dia de sol, deve ser de tirar o folego. Em Exuma é tudo fechado, nunca tem ninguém em lugar algum, todas as praias são desertas. Achamos um pouco estranho porque não há turistas e por ser perto de Natal, achávamos que estaria lotado de turistas rsrsrsrs. Eu não gosto de muita gente, mas muito deserto é ruim também, dá má impressão. Você está num verdadeiro paraíso, mas por outro lado se sente desconfortável. É estranho!!!!
Exuma point: essa praia foi um achado, estávamos passando de carro e de repente vimos essa praia deserta rsrsrsrs. Paramos o carro e ficamos lá por um bom tempo, a maré estava muito baixa e cada minuto que passava o banco de areia ia se formando gigante. Tentamos caminhar um pouco onde havia água, a água batia na panturrilha, mas de repente um tubarão pequeno veio em nossa direção e daí desistimos rsrsrsrsrsrs.
Jolly Hall: Essa praia era muito bonita, ficamos um bom tempo ali tomando sol, o dia estava muito bonito e aproveitamos para curtir. Neste dia tinha até uma arraia nadando pra lá e pra cá.
Pretty Molly Bay: praia linda, água de um azul incrível, vale a pena conhecer.
George Town: A cidade é bem pequena e achei muito pobre, tudo muito precário. Há pouquíssimas lojas (vi duas lojinhas de souvenir), não tem restaurantes, é bem diferente.
LITTLE EXUMA
Love Beach: no nosso roteiro falava dessa praia, mas essa foi a pior experiência da minha vida. Para ir até essa praia você para o carro na rua e vai caminhando e passa por umas casas. Caminhávamos felizes e quando estávamos chegando, olhei aquela praia maravilhosa, um azul incrível e ouvi um barulho e quando olhei pra trás, havia 2 cachorros – PITBULL. Meu Deus, não tive nem reação, o cachorro sente quem tem medo e já veio pra cima de mim e eu fiquei parada feito uma estátua. Meu marido percebeu e chamou o cachorro pra ele e o cachorro deu um puta pulo nele e ele começou a fazer carinho para tentar conquistar o cachorro. Eu fiquei estátua, não conseguia nem pensar no que fazer e não conseguia me mexer. Meu marido pediu para eu ir procurar ajuda naquelas casas, mas não podia deixá-lo sozinho com aqueles cachorros, porque o cachorro estava com um corrente gigante e se ele o atacasse eu podia ajudar, não sei como, mas ajudaria rsrsrsrs. De repente meu marido começou a gritar por HELP. Fiquei ainda mais em pânico porque daí caiu a ficha do tamanho do problema, como voltaríamos para o carro seguros? como ficaríamos livres daqueles cachorros num lugar tão deserto, que você não via uma alma? Daí, depois que a situação estava controlada, chamamos os cachorros para andar e fomos em direção àquelas casas, achamos uma madeira para prender aquele que estava com uma corrente gigante e grossa no pescoço e prendemos ele lá. O outro cachorro ficou só olhando. Daí voltamos para o carro. Minhas pernas tremiam tanto, fiquei muito traumatizada. O cachorro não devia ser tranquilo porque a corrente era muito grossa e era nítido que ele havia escapado de algum lugar. Eu definitivamente tenho certeza que os anjos e Deus estavam ao nosso lado naquele momento.
Sinceramente? Não acho que vale a pena ir até essa praia, porque foi um perrengue e tanto. A menos que tenha outra entrada que não vimos, mas acho muito difícil porque ali na região tem muitas casas, a região é tudo residencial.
Tropic of Cancer Beach: Essa praia, onde passa o Trópico de Câncer, é bem grande, mas o dia que passamos por lá estava ventando muito e nem ficamos por lá. É uma praia deserta, não tinha ninguém.
STOCKING ISLAND: é uma ilha que fica em frente a George Town e, junto com a vizinha Elisabeth Island. Não fizemos esse passeio, porque o tempo estava muito ruim e nem valia a pena, a semana que ficamos lá estava chovendo muito. Mas, se tiverem sorte para pegar bom tempo quando estiverem em Exuma, acho que vale a pena fazer esse passeio, pois as praias são calmas com bancos de areia. Você pode alugar barco ou então fazer passeio com agência.
Você tem a opção também de visitar Stocking Island de TAXI-BOAT, que partem do píer em George Town.
Chat ‘n’ Chill (arraias): é a principal atração de Stocking Island. Queria muito ter feito esse passeio, mas infelizmente não foi possível pelo tempo.
MERCADO:
O mercado do centro de George Town – Exuma Market – é pequeno, mas tem as coisas básicas. Tem outro mercado na estrada principal, o Smith’s que também é pequeno.
Bebidas alcoólicas são vendidas apenas em liquor stores e geralmente fecham cedo.
Ressaltamos que os preços nos mercados são muito altos, tudo em Exuma é muito caro.
Onde comer?
Cervejas locais: Kalik & Sands (em especial a Sands PINK) – as cervejas são ótimas e a Pink é de grapefruit.
Santanna’s Restaurant: Esse é o melhor restaurante que comi, vocês não podem deixar de experimentar. Por mim teria comido todo dia lá, pena que era longe de onde estávamos. Tentamos ir num segundo dia, mas também estava fechado. A praia é linda desse restaurante.
Ao lado do Santanna’s há uma casinha da “Mom’s Bakery“, uma senhorinha muito simpática que faz pães e doces. O bolo estava delicioso. A senhorinha era tão simpática que até nos convidou para ir à festinha dela de aniversário rsrsrsrsrs.
Pertinho do restaurante Santana’s tinha um deck de madeira que você pode subir para admirar a praia do alto. A vista é linda!
Big D’s Conch Spot: Restaurante de comida típica das Bahamas e é uma delícia, todas as vezes que comemos lá pedimos o Conch – caramujo que se come frito com Peas ‘n’ rice – arroz com feijão misturado. Um dos dias pedimos uma sopa de entrada. Tudo estava muito bom! O local é bem bonitinho, todo colorido, pé-na-areia e o atendimento é ótimo. A praia é bem linda em frente a esse restaurante. Só não curtimos mais porque estava chovendo muito os dias que passamos por la.
Krust Crab Restaurant Bar e Grill: todos os outros restaurantes estavam fechados no dia de Natal, esse foi o único que encontramos aberto e ainda bem porque a comida estava maravilhosa. Este restaurante fica em um local com várias cabaninhas coloridas e simpáticas de frente para o mar que servem pescados frescos.
Shirley’s: Fomos almoçar um dia neste restaurante e a comida estava boa. Achei um pouco caro pelo que oferece, mas estava bom.
Jantar de Natal no Hotel: a comida estava deliciosa, tivemos uma entrada com vieiras, prato principal com lagosta e atum, sobremesa com um petit gâteau com sorvete e uma taça de prosseco. Custou $70 dólares por pessoa. Na noite de Natal não tinha exatamente nada aberto, estava chovendo muito e tudo fechado. Ainda bem que havíamos reservado um horário pra jantar no Hotel, senão teríamos ficado com fome rsrsrsrs.
Onde ficar?
Hotel Paradise Bay Bahamas: Nós ficamos nesse hotel e é realmente incrível. Ficamos em um quarto praticamente de frente para o mar. Acordar e abrir a porta do quarto e presenciar aquele mar, foi um presente. O quarto era bem limpo, era grande, muito confortável. O hotel tinha piscina, restaurante, uma estrutura bem legal.
Agências de passeios
Espero que tenham gostado das dicas.
Até a próxima TRIP!