Frankfurt

A cidade está no centro da região metropolitana Frankfurt com uma população de 5,6 milhões de habitantes e é a segunda maior região metropolitana da Alemanha.

Frankfurt é o maior centro financeiro da Europa continental. Em Frankfurt estão localizadas sedes de importantes instituições como a do Banco Central Europeu, do Banco Federal Alemão e da Bolsa de Valores de Frankfurt, bem como vários grandes bancos comerciais, como por exemplo o Deutsche Bank, o Commerzbank e o DZ Bank. Nos transportes a cidade se destaca em âmbito mundial: o Aeroporto de Frankfurt é um dos mais movimentados de todo o mundo; a Estação Central de Frankfurt é um dos maiores terminais de trens da Europa; e a Frankfurter Kreuz é um dos trevos rodoviários mais utilizados na Europa.

Em 2011, a companhia Mercer apontou Frankfurt como a 7.º cidade em qualidade de vida do mundo. De acordo com a pesquisa de custo de vida do The Economist, Frankfurt é a cidade alemã mais cara e a 10.ª cidade mais cara do mundo.

Vamos conhecer essa cidade e os principais pontos turísticos?

Römerber

Um dos pontos turísticos que mais simbolizam a cidade de Frankfurt. Essa praça chama atenção por suas belas construções, entre elas a igreja Alte Nikolaikirche que foi construída em 1290 e o Romer, que abriga a prefeitura. Erguida originalmente no século XV, o Romer foi se expandindo ao longo dos anos e é a prefeitura de Frankfurt há mais de 600 anos.

Lembrando que os bombardeios da Segunda Guerra destruíram o centro histórico de Frankfurt quase que por completo, incluindo a Römerberg. A praça, no entanto, foi reerguida tempos depois.

No centro da praça encontra-se a Fonte da Justiça (Gerechtigkeitsbrunnen), construída em 1543, onde está exposta uma estátua da deusa Justitia segurando a balança da justiça, mas sem a venda nos olhos.


igreja Alte Nikolaikirche ao fundo do lado direito

Fonte da Justiça (Gerechtigkeitsbrunnen) e igreja ao fundo

Fonte da Justiça (Gerechtigkeitsbrunnen)
Romer – Casa do Meio

Kaiserdom

A Catedral de São Bartolomeu ou Kaiserdom, erguida no século XIII, é uma imponente construção gótica, considerada um dos símbolos da cidade.

A construção que vemos hoje é a quinta versão da catedral que já passou por vários períodos críticos, no passado. Entre eles, um incêndio responsável pela destruição de grande parte do prédio, em 1867, e outros danos como consequência dos ataques na Segunda Guerra Mundial.

A entrada na igreja é gratuita.

Interior da igreja

Interior da igreja
Órgão dentro da igreja

Interior da igreja
12 apóstolos –
Interior da igreja

Interior da igreja

Igreja de São Paulo – PAULSKIRCHE

É uma igreja situada em Paulsplatz, no centro antigo da cidade Alemã, ficando entre o centro novo e o rio Main. A Paulskirche foi construída entre os anos de 1789 e 1833. Na Segunda Guerra Mundial, a Paulskirche foi completamente destruída pelos Aliados

Igreja de Santa Catarina

É a maior igreja protestante de Frankfurt. É uma igreja paroquial no antigo centro da cidade, perto de uma das praças mais famosas da cidade, a Hauptwache. A igreja é dedicada à antiga santa cristã martirizada Catarina de Alexandria

Liebfrauen Kirche – Igreja de Nossa Senhora

Igreja católica em estilo gótico cuja construção teve início em 1344, passando por várias fases até o século XVI. Foi muito danificada em 1944, porém reconstruída 10 anos depois. Em 2008, um novo órgão foi instalado e a igreja se tornou um local de concertos importantes, abrigando diversos eventos musicais.

Alte Oper

A casa de ópera, com sua fachada e decorações no estilo renascentista italiano, foi inaugurado em 1880, mas destruído por bombas em 1944. Foi reconstruído, lentamente, na década de 1970, abrindo novamente em 1981

Eschenheimer Turm

Torre medieval construída em 1428 com 47 metros de altura.

A torre fazia parte de uma fortificação medieval, composta de muralhas e mais sessenta torres que cercavam e defendiam a cidade. Em 1806 a 1812 as antigas muralhas da cidade foram substituídas por novas fortificações sob o comando do governo da Prússia, e Eschenheimer Turm, juntamente com outros portões históricos e torres, seriam demolidos. A pedido do embaixador das forças de ocupação francesas, o conde d’Hédouville, Eschenheimer Turm, acabou sendo poupada e servindo como um monumento, e atualmente é um dos marcos mais famosos de Frankfurt.

Fressgass

Rua comercial de luxo no centro da cidade de Frankfurt com um calçadão maravilhoso com cafés e restaurantes.

Eurotower (BCE) e o símbolo do Euro

A Eurotower é um prédio com quase 150m de altura em que fica a sede do Banco Central Europeu (BCE). Na frente do prédio, na pracinha Willy Brandt Platz, você verá o símbolo do EURO.

Estação central de trem – Hauptbahnhof

Estação ferroviária central da cidade alemã Frankfurt. Com 350 mil passageiros diários, a estação é, em termos de tráfego, a segunda maior estação da Alemanha e uma das maiores estações da Europa.

Ponte de Ferro – EISERNER STEG

Construída em 1868 é uma das atrações mais conhecidas da cidade. Ela possui 170 metros de comprimento e foi construída com uma treliça de aço. A ponte foi explodida nos últimos dias da Segunda Guerra Mundial, mas foi reconstruída pouco depois, no ano de 1946. Atualmente, é uma ponte exclusiva para pedestres.

O que comer?

Pra quem gosta daquelas salsichas alemãs, poderá encontrar no centrinho em algum bar que esteja aberto durante todo o dia. Às vezes, há festivais pela cidade e daí poderá encontrar também. Eu amo aquelas salsichas, então sempre que estou na Alemanha ou Austria fico procurando. É muito delicioso, não dá vontade de parar de comer.