Guimarães/Braga

Guimarães

Esta cidade não é grande e não tem muitas atrações turísticas pra conhecer, mas é bem bonita. Fomos em um domingo, então estava bem parada.

Onde estacionar o carro?
Parque publico condessa mumadona

Castelo de Guimarães

Castelo fundado pela Condessa Mumadona para proteger o mosteiro de Santa Maria. No século 13, por ordens de D. Dinis – rei que fundou a Universidade de Coimbra, o castelo foi remodelado. Em 1836, houve a defesa por parte de um político que o castelo de Guimarães deveria ser demolido, mas essa ideia não foi pra frente. Vale muito a pena a visita, pois o castelo é bem bonito e, inclusive, nos arredores do castelo também é bem bonito. Se eu não me engano pra entrar apenas no castelo fica 3 euros por pessoa.

Igreja de S. Miguel
Essa igreja é toda de pedra e fica ao lado do castelo. Ela é bem pequena e dentro há uma pia batismal em que, diz a lenda, o rei D. Afonso Henriques foi batizado.

Paço dos Duques de Bragança
Foi construído no início do século 15, por um dos filhos do rei. Atualmente, fica um museu de artes decorativas dos séculos 17 e 18. Eu não visitei por dentro, então não posso dizer se vale a pena! Há opção de ingresso combinado com o castelo.

Saindo do castelo fomos caminhando até o centro histórico e passamos por lugares bem lindos.

Centro Histórico
O Centro Histórico de Guimarães é considerado patrimônio da humanidade. Realmente é bem fofinha e uma caminhada pelas ruelas é bem agradável.

O Largo da Oliveira Dizem que neste local houve um milagre. Em frente à Igreja da praça foi plantada uma oliveira, que secou. Em 1342, a árvore voltou a dar frutos e folhas depois de um comerciante vindo de Lisboa colocar ali uma cruz e a notícia se espalhou de que foi um milagre. Após esse acontecimento foi construído uma igreja que passou a se chamar Igreja da Nossa Senhora da Oliveira. No ano de 1870, contra a vontade da população local, a árvore foi retirada dali e somente em 1985 replantaram uma oliveira em homenagem àquela que seria a árvore sagrada.

Praça de S. Tiago Dizem que o apóstolo São Tiago trouxe uma imagem da Virgem de Santa Maria e a colocou nesse largo.

Braga é uma cidade muito fofinha, não é muito grande e ñão tem milhares de atrações. Estávamos lá em um domingo e a cidade é realmente muito parada, não tinha nada aberto, um pouco deserto.

Comece o seu passeio na Praça da República que é uma das praças centrais da cidade. É nesta praça que fica o Convento e Basílica dos Congregados, cuja entrada é gratuita.


Um lugar muito lindo na cidade e muito bem cuidado é a florida Avenida Liberdade.

Largo do Paço, que constituiu a sede da República Bracarense, extinta em 1790. Também faz parte do Paço o prédio da Biblioteca Pública de Braga, que fica voltado para a Praça do Município. Logo na entrada há vários painéis lindos de azulejo. Do outro lado está a Câmara Municipal.


Sé de Braga conhecida como Santa Maria de Braga, foi construída em estilo barroco num local onde existia um templo romano e começou a ser construída no século XI. A igreja começou a ser convertida em templo cristão nos séculos 4 e 5, o que torna a Sé o edifício católico mais antigo do país.

OBS: Em frente a igreja, tem uma lojinha na esquina de toalhas, guardanapos. Compramos algumas peças nessa lojinha e o dono era um português muito simpático. Rimos muito com ele. Ele falou para comprarmos uma toalha muito fofinha que tem um monte de versos, muito engraçadinha. Todas as vezes que coloco a toalha em casa, lembro do Senhor. Vale a pena ir até lá para comprar alguma lembrancinha, haviam peças muito bonitas.

Arco da Porta Nova, construção de 1773 que marca uma das entradas dos muros da cidade nova.


Campo das Hortas é um jardim muito bonito.

Largo de Santa Cruz possui a imponente Igreja de Santa Cruz, construída no século 17, e a Igreja do Hospital de São Marcos, também da mesma época.

IGREJA DE SANTA CRUZ
INTERIOR DA
IGREJA DE SANTA CRUZ
IGREJA DO HOSPITAL DE SÃO MARCOS

Palácio do Raio, em estilo barroco, construído também em meados do século 17 e é todo azul. É possível admirar a bela fachada ou entrar no local, em que funciona o Centro Interpretativo Memórias da Misericórdia de Braga.


Pegamos o carro no final da tarde e fomos para o Santuário de Bom Jesus e foi bem tranquilo para parar o carro. Este santuário fica no alto de uma colina e é um lugar muito lindo. Pra quem não estiver de carro, pode ir de ônibus. Segue em direção à Avenida Liberdade e pegue o autocarro 2 em frente ao pingo doce, você vai descer no ponto final.

Algumas outras fotos tiradas na caminhada que fizemos durante nosso dia. Apesar de ser domingo e estar bem parado, passeamos muito e conhecemos lugares lindos.

Onde comer:

Comemos no Lado B Café e estava muito bom.

Este prato é bem famoso em Portugal – FRANCESINHA

Em frente a este restaurante tinha um café muito bonito com um monte de opções para comer um docinho. Depois do almoço é necessário adoçar a vida, não é mesmo?

As pequenas dicas que temos para esta cidade são essas. Espero ter ajudado!

Até a próxima TRIP!