Kotor é uma cidade linda e há lugares deslumbrantes por perto, conheci lugares mais lindos da vida. A expectativa sempre é alta né? mas sabe aquele lugar que vc chega e diz? meu Deus, o que é isso? Talvez a expectativa fosse alta, mas é tão exótico que você não imaginava que fosse daquele jeito, com aquela explosão de beleza? Quando vi aquele lugar foi amor a primeira vista e só pensei: ahhhhhh para tudoooooo hahahahahahahaha.
Assim que chegamos na cidade, já fomos direto para o Hotel para guardar as coisas e na rua do hotel encontramos a paisagem mais linda, paramos o carro e tiramos um milhão de fotos! Parecia um desenho, não dava pra acreditar que era de verdade.
O Hotel Blue Kotor Spa e Resort é muito bom, há vistas incríveis do Hotel e a caminhada ao seu redor é muito bonito, tiramos muitas fotos lindas. Há restaurantes ali por perto também que inclusive escolhemos um para jantar uma noite e a vista foi deslumbrante, um dos jantares mais lindos da vida.
Jantamos no restaurante Bokeski Gusti pertinho do hotel e estava sensacional. Um brinde à vida!
Cidade Murada (Old Town): Do Hotel que ficamos íamos de carro até o centrinho. A cidade murada está repleta de lojas, restaurantes, cafés, tudo o que você imaginar tem lá. É bem fácil para estacionar o carro ali no centrinho e deixávamos o carro estacionado e caminhávamos. O estacionamento é bem baratinho.
Ao entrar você vai deparar com a Praça de Armas, a maior dentro da cidade murada, e de frente para a Torre do Relógio. Seguimos andando sem rumo pelas ruazinhas estreitinhas e admirando cada detalhe.
A Cidade Murada consta na lista de Patrimônio da Humanidade da UNESCO e foi construída entre os séculos XII e XIV e por isso seguiu o modelo de urbanização típico da idade média, o qual se mantém até hoje.
Encontramos algumas igrejas e a primeira com que nos deparamos foi a Igreja Ortodoxa de São Nicolas.
Seguimos em direção ao Portão Norte, ou River Gate. Passamos em frente à Igreja de Santa Maria Colegiada com seu belo portão em bronze.
Uma igreja muito fofinha, bem no miolo da cidade é a igreja de São Lucas.
Saímos pelo Portão Norte e de lá admiramos o visual do rio Scurda, de águas verdinhas. As montanhas ao fundo complementam o cenário. Por foto é lindo, mas pessoalmente é uma explosão de beleza.
Existe também a Catedral de São Trifão que é o edifício religioso mais imponente de Kotor.
Há uma trilha que te leva até a Igreja de Nossa Senhora dos Remédios e o Forte São João, porém não fizemos, estava com muita gripe, corpo muito ruim e não estava afim de ficar caminhando. Mas deve ser deslumbrante, até me arrependo de não ter tentado rsrsrsrs.
Dizem que essa trilha é um dos melhores programas a se fazer na região, porém requer um certo grau de condicionamento físico. O trajeto é íngreme e pedregoso. A entrada custa atualmente €8 por pessoa.
Existem dois pontos de partida: um logo atrás da Igreja de Santa Maria Colegiada e o outro na Praça (Pjaca) Od Salate.
A trilha segue montanha acima por 1350 degraus e a uma altura que atinge aproximadamente 280 metros em relação ao mar. A aproximadamente um terço da subida, fica a Igreja de Nossa Senhora dos Remédios.
Havia lido para tomar cuidado quase na chegada ao forte, porque logo após o portão, o caminho se divide em três: duas escadarias e um caminho reto à direita e o caminho para o forte é o da direita. Para se chegar ao topo, você gastará mais de 1 hora. Hoje em dia restam somente as ruínas do forte e a vista lá de cima dizem que não dá nem pra descrever, de tão lindo.
Entre subir, descer e fazer paradas você levará um pouco mais de duas horas.
Um passeio que fizemos um dia logo cedo que acordamos foi em direção a Old Road, construída em 1879 pelos austro-húngaros para conectar a cidade de Kotor com a antiga capital Cetinje. É uma estrada apertadinha com 25 curvas bem acentuadas que vistas ao longe dão à estrada um formato de serpente. Vimos fotos da estrada que nitidamente você se identifica com uma serpente, mas no mundo real não conseguimos visualizar tão nitidamente. Para tirar fotos daquele tipo, deve ser com drone. Mas vou dizer uma coisa: cada vista uau, a gente andava um pouquinho e já parava o carro para admirar tanta beleza. Nunca vi tantos lugares lindos em apenas um passeio. Entendemos que o carro seja primordial, não sei se existe passeios que te proporcione uma experiência tão incrível como tivemos. É lindo demais!!!
É nessa estradinha que encontramos muitos refúgios para tirar fotos e admirar com as maravilhosas vistas da Baía de Kotor e a Boka Bay. Dirigindo devagar e sempre, fomos ao Parque Nacional de Lovcen que fica em Tivat .
Parque Nacional de Lovcen: A mais famosa trilha é a subida até o segundo mais alto pico da montanha Lovcen, onde está enterrado o poeta e governante montenegrino Petar II Petrović-Njegoš.
Para chegar lá subimos os exaustivos 461 degraus.
E o local nos guarda com mais um fator UAU! A vista de lá é indescritível. Demais!
Não conseguia de pensar e só pensava: UAU!!!!!!!!
Almoçamos na cidade de Cetinje no restaurante Kole. A comida estava boa, atendimento foi muito bom e depois passeamos pela cidade que é bem fofinha. Um lugar muito tranquilo que proporciona uma paz interior.
Perast
A cidade realmente parece um pedacinho de Veneza, devido às cores e arquitetura local.
A cidade de Perast é bem pequenininha e lindaaaaa.
Igreja de São Nicolau que se destaca por sua alta torre.
Para quem quer visitar a ilha São Jorge e a ilha de Nossa Senhora das Pedras, é só ir na pequena marina, e escolher o tour. Almoçamos nessa cidade e o que posso dizer é que foi um dos melhores almoços que já tive com a vista mais lindo do mundo. Aiiiii, como ir embora de um paraíso desse?
Almoçamos no restaurante Konoba Bonaca e que vista incrível, mesmo que a comida fosse a mais horrível do mundo, teria valido a pena. Mas a comida estava muito boa e o atendimento foi muito bom também.
Até a próxima TRIP!