Situada na fronteira da Alemanha com a Bélgica, a medieval Aachen é daquelas cidades perfeitas para conhecer em uma viagem de um dia. Melhor ainda se o dia escolhido for no período das quatro semanas que antecedem o Natal, quando as praças e ruas históricas ao redor da Catedral de Aachen e da prefeitura são transformadas em uma autêntica vila de Natal para a realização do Aachener Weihnachtsmarkt – o Mercado de Natal de Aachen.
O Aachener Weihnachtsmarkt tem todas as comidas e bebidas típicas e tradicionais dessa época que você também pode encontrar na maioria dos mercados de Natal da Alemanha. Além de clássicos como o Glühwein (vinho quente alemão) e as famosas linguiças locais, Aachen é famosa pelo biscoito Printen que é um biscoito natalino à base de mel e especiarias.
Os principais pontos turísticos da cidade são, sem dúvidas, a Rathaus (Prefeitura) do século 14 e a Catedral (Dom), ambos espetaculares.
A Catedral, em 1978 foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO (o primeiro a ser reconhecido na Alemanha). Dizem que nessa catedral estão guardadas as relíquias religiosas mais importantes de que se tem notícia no catolicismo – a roupa que Cristo usava quando foi crucificado, o manto de Maria, as roupas de São João Batista quando foi decapitado e as roupinhas do menino Jesus. Mas, não são todos que conseguem ver, porque parece que essas relíquias só são mostradas em público a cada 7 anos, dai precisa acertar a data.
O mercado de Natal de Aachen quase sempre figura na lista dos melhores da Europa. Os estandes bem organizados e decorados ficam muito bem integrados ao centro histórico da cidade, em harmonia perfeita com os belos edifícios medievais. O brilho das luzes, o encantamento dos enfeites natalinos e o cheiro de vinho quente atribuem uma atmosfera única ao Natal em Aachen.
Dá tranquilamente para fazer um bate e volta até Aachen, mas acho que vale muito a pena passar uma noite lá! Fiquei encantada! Que cidadezinha romântica à noite! Os mercados natalinos ficam ainda mais encantadores depois que anoitece e o cheirinho de gluhwein (uma espécie de quentão) se espalha pelas ruas. A iluminação dos prédios históricos é espetacular em Aachen, inclusive já ganhou muitos prêmios.
É realmente encantador esse mercadinho, a gente não conseguia parar de tirar foto.
Onde ficar?
Nós escolhemos dormir em Aachen e nos hospedamos em Mercure Aachen am Dom. Muito bem localizado e fizemos tudinho a pé.
Como fomos na época de mercadinho de natal, então tudo o que comemos foi na rua, coisinhas do mercadinho de natal, salsicha, lanchinho de pernil, churros, morango e o famoso Glühwein e tantas outras coisinhas deliciosas dos mercadinhos de natal.
Estávamos em Aachen já no final de dezembro e estava muito frio. É um frio de verdade rsrsrs. De qualquer forma não chegou a nevar, mas eu queria, porque deve ser lindo.
Espero que tenham gostado e até a próxima TRIP.