Mostar

O que dizer de Mostar? Mostar é uma cidade muito fofinha, com uma natureza incrível, parecendo uma pintura. A cidade de Mostar é o centro cultural da região e uma das cidades mais bonitas da Bósnia. O nome Mostar vem da palavra most, que significa ponte, e pode ser traduzido como “O guardião da ponte”. Embora a cidade seja famosa por sua icônica ponte sobre o rio Neretva, Mostar tem muito mais a oferecer.

Vamos passear um pouquinho?

Saímos de Montenegro para ir à Mostar e o caminho de carro é lindo, passamos em lugares lindos, sabe aquela estrada com explosão de beleza? Natureza com todo o seu glamour. Você nem quer que o destino chegue logo rsrsrsrs.

O centro histórico é muito animado durante o dia com locais, lojistas e turistas. Principalmente no Old Bazar (Kujundžiluk), a rua empedrada que acede à Ponte Velha de Mostar e constitui o coração da Velha Mostar. O Old Bazar possui lojinhas pequeninas com peças de artesanato regional, porcelanas, roupas, bolsas, tem restaurantes, é um lugar muito agradável de passear.

Old Bazar

Ponte Velha (Stari Most)

Esta ponte de 1566 que resistiu a tudo durante séculos, foi destruída em 1993.

A alma de Mostar foi destruída nesse dia. Para a população foi um golpe tão cruel que ninguém na cidade conseguiu evitar lágrimas de dor. Foi reconstruída e reaberta em 2004.

A Stari Most foi, por muitos anos, a ponte com o arco mais largo e alto do mundo. É feita com pedras escorregadias, que vem de cavernas nos arredores da cidade. Muito cuidado quando for passar pela ponte para não cair, principalmente pessoas que possuem dificuldade para caminhar.

Quando estiver na ponte, poderá usufruir de vistas incríveis que trará lindas fotos.

Existe também a ponte Lucki Most que vale muito a pena conhecer porque através dela você terá um cenário incrível, uma vista panorâmica da cidade.

Torres Tara e Halebija

Os seus dois guardiões de pedra, as torres de Tara e Halebija, erguem-se de cada lado do rio. A leste, Tara foi um paiol e alberga hoje o Museu da Ponte Velha. Do lado oeste, Halebija tem vistas na casa da guarda, acessível pela antiga prisão pelo piso inferior.

Kriva Cuprija (Crooked Bridge)

A Ponte Torta ou Torcida sobre o Rio Radobolja foi a única dentre as pontes de Mostar que sofreu menos danos com a guerra.

A mesquita Koski Mehmed Pasha Mosque é a mesquita mais visitada de Mostar, pela sua arquitetura, e pelas vistas sobre a Ponte Velha, o Bazar e o rio Neretva.

A mesquita Karađoz Bey Mosque é uma das mais bonitas de Mostar. Originalmente data do século XVI, mas foi toda reconstruída em 2004. Tem a maior cúpula.

Os católicos orgulham-se do complexo franciscano da Igreja de São Pedro e São Paulo, com mosteiro e o Campanário da Paz cujo elevador o leva para a melhor vista 360º sobre Mostar e a Ponte Velha.

Curiosidades:

A Bósnia passou por uma guerra recente e há resquícios até hoje dessa época tão sombria. Quando você sai desses pontos mais turísticos citados acima e caminha pela cidade, confesso que dá má impressão e passa uma energia não tão boa, pois os prédios são todos baleados, destruídos, seja prédio comercial, seja residencial. A estrutura como um todo nas cidades na Bósnia não são boas, não é um país próspero, até porque viveu sob regime comunista/socialista por muito tempo e nesses lugares nitidamente você consegue verificar o atraso em infra estrutura, desenvolvimento social como um todo.

Onde comer?

Almoçamos no restaurante Hindin Han com uma vista incrível. A comida estava muito boa e achamos a comida muito barata na Bósnia. Vale muito a pena almoçar nesse restaurante. Tínhamos indicação deste restaurante, porém era pra comer a famosa truta do rio Neretva com peixe fresquinho. Acabamos não pedindo o peixe, mas a comida estava deliciosa também.

Burek (uma espécie de empada em massa folhada) e Cevapi (a salsicha balcã) são pratos tradicionais que tem que provar. A Cevapi provamos em Montenegro, mas achamos tão ruim que não tivemos coragem de comer novamente rsrsrsrsrsrs.

Uma dica para a noite é o Black Dog Pub com uma seleção de cervejas artesanais bem ampla.

Outra dica é a rua Braće Fejića fica na parte mais nova da cidade e tem muitos cafés, um do lado do outro. Estava bem movimentada, os locais aproveitando para apreciar um café, um vinho.

Até a próxima TRIP!