Mosteiro da Batalha
Para quem estiver de carro, poderá estacionar o carro na rua Nossa Senhora do Caminho ou rua do Parque Conego Manuel Simoes Inacio.
Pagamos 6 euros para conhecer o mosteiro e gostamos muito. O Mosteiro está relacionado a Batalha de Aljubarrota, de 1385, quando portugueses e castelhanos travaram uma luta pelo trono.
Dom João I de Portugal disse que se vencesse a batalha, mandaria erguer um monumento em homenagem a Virgem Maria e, portanto, com a vitória, a promessa foi cumprida.
Esse é um dos monumentos mais importantes para a história do país, é considerado como Patrimônio da Humanidade em 2007 e uma das 7 Maravilhas de Portugal.
É de uma imponência surreal e não conseguia parar de tirar foto, realmente é muito bonito. Só acho que deveria ser um pouco mais bem cuidado, restaurado.
Tomar
Estacionamentos:
Para quem estiver de carro, pode parar o carro ao lado da Cafetaria do Castelo, pois é bem tranquilo.
Em Tomar tem o Convento de Cristo que possui o seguinte conjunto arquitetônico:
Castelo Templário de Tomar, Charola templária e igreja manuelina adjacente, convento renascentista da Ordem de Cristo, cerca conventual (ou Mata dos Sete Montes), Ermida de Nossa Senhora da Conceição e aqueduto conventual (Aqueduto dos Pegões).
A construção iniciou-se no século XII e terminou no século XVII.
Para entrar neste convento você precisa pagar 6 euros. Optamos por não entrar e, portanto, conhecemos apenas por fora.
Do lado do Convento fica o Castelo de Tomar que foi construído no século XII. Essa poderosa fortaleza marca a cidade por sua beleza e imponência.
Era perto do almoço e, portanto, escolhemos almoçar e caminhar um pouco nesta cidade. Deixamos o carro do lado do convento e descemos a pé para a cidade. Confesso que a descida e depois a subida é bem cansativa, então apenas vá a pé se estiver animado para caminhar, senão poderá descer de carro e parar o carro em algum estacionamento lá no centrinho. Se você optar ir caminhando do convento até a vilinha, vai se deparar com uma vista bem bonita.
Igreja de São João Batista: fica localizada na Praça da República, onde você pode encontrar diversos restaurantes e cafés e pode parar para descansar um pouquinho.
Onde comer?
Almoçamos no Restaurante Sabores ao Rubro e acho que foi o dia que melhor comi em Portugal. Não gostei da culinária Portuguesa, não consegui me identificar de jeito nenhum, então pelo menos nesse dia consegui comer uma comida mais leve.
Em Tomar há uma Doçaria que se chama Estrelas de Tomar que é bem bacana, há alguns docinhos famosinhos lá da região que pra quem gosta vale a pena provar. Relembrando que tudo em Portugal tem muito ovo, os doces são a base de ovo, pra quem não curte muito, vai sentir uma certa dificuldade para comer rsrsrs.
Coimbra
É uma cidade bem bonitinha que gostamos muito de conhecer. a principal atração da cidade é a Universidade de Coimbra que é uma das mais antigas do mundo e é a mais antiga de Portugal. Para conhecer dentro da Universidade você precisa pagar 12,5 euros e neste preço está incluída a visita na biblioteca que é simplesmente sensacional, não tenho nem palavras para descrever, só essa visita nessa biblioteca já falei a pena eu ter ido para Coimbra. Não tenho fotos para colocar, porque é proibido tirar fotos lá dentro.
Seguem algumas fotos da universidade em geral, algumas salas de experimentos, salas de provas, capelas, salas de música, é tudo bem bonito.
Sé Velha
Está relativamente intacta até hoje, sua construção teve início em 1139, por Afonso Henriques, ao se declarar rei de Portugal e ter escolhido Coimbra como a capital.
Passear pela Baixa
A Baixa é a parte histórica de Coimbra, com muito comércio, restaurantes, cafés.
Igreja de Santa Cruz
Uma das mais antigas de Portugal. Esta igreja é linda por dentro, com uma bonita parede de azulejo, um grande órgão e muitos detalhes no altar.
Aqueduto Arco da Almedina e entrada da muralha antiga
Onde comer:
A Cozinha da Maria: vimos boas avaliações desse restaurante e resolvemos almoçar por lá. Sinceramente não achei maravilhoso, mas é que tive um sério problema com a comida portuguesa, não gostei do tempero, achei as comidas bem sem vida.
Dux Taberna Urbana: restaurante bem bonito, atendimento bom, havia ótimas avaliações, cheio do pessoal local. Porém, como sempre, não gostei do meu prato, o camarão veio todo sujo, com casca, sem tempero, até o cheiro estava forte. O polvo estava gostoso. Infelizmente não acertei em quase nenhum prato que provei. A sobremesa estava gostosa. UFA! rsrsrs
Tomamos café num lugar super gostoso, havia muitos chocolatinhos deliciosos que ficou até difícil escolher. O lugar se chama BRIOSA Pastelaria, vale muito a pena parar neste lugar para descansar um pouco.
Espero que tenham gostado das dicas!
Até a próxima TRIP!