Porto

O que dizer de Porto?

É uma cidade muito bonita, romântica, com muitas atrações, restaurantes, mas precisa preparar as pernocas porque anda bastante e é um sobe e desce rsrsrsrs. Os barquinhos no Rio Douro e as pontes que cruzam as margens do Rio fazem com que a cidade fique ainda mais encantadora.

Igreja do Carmo

A Igreja do Carmo, construída no século XVIII, é um dos edifícios mais notáveis de Porto e na sua fachada, possui um precioso painel de azulejos.

Livraria Lello

Havia uma fila um pouco grande e custou 5 euros para entrar na livraria. Essa livraria é a mais conhecida de Portugal e destacada como a melhor do mundo. A escadaria na parte interior da livraria são conhecidas por terem servido de inspiração aos livros do Harry Potter.

Palácio de Cristal de Porto

Não fomos até lá para conhecer de perto, atualmente é um edifício que serve como pavilhão de esportes. Dizem que vale muito a pena conhecer atualmente para visitar os grandes jardins românticos, com fontes e esculturas representando cada estação do ano.

Palácio da Bolsa em Porto

O Palácio da Bolsa é uma luxuosa construção do século 19. É o símbolo comercial da cidade e possui a Viniportugal, lugar em que é possível fazer uma degustação de vinhos de várias regiões do país. No Palácio há várias salas: a galeria dos antigos presidentes, a sala tribunal, a sala das assembleias, a sala dos retratos e o salão árabe onde há concertos e cerimônias oficiais do Porto.

Igreja de São Francisco

Essa igreja é muito bonita por fora e é bem grande. Precisar pagar para conhecer essa igreja e em 2019 custava 7,5 euros.

Torre dos Clérigos em Porto

É o monumento mais alto e mais importante do Porto, um patrimônio tombando pela UNESCO, fazendo parte da Igreja dos Clérigos. Ela tem função religiosa, cultural e o proprietário dela é o Estado Português. Você pode subir os 240 degraus para uma maravilhosa vista panorâmica da cidade.

Igreja Sé

Primeiramente quero dizer que a vista aqui da igreja é muito bonita e a igreja é muito bonita também. Precisa pagar 3 euros para entrar, porém se entrar na missa das 11hs no domingo, não paga nada. É classificada como Patrimônio Mundial e um dos mais antigos monumentos religiosos.

Rio Douro em Porto

É um símbolo da cidade e a UNESCO inclui a região do Douro como Patrimônio da Humanidade. O Douro nasce na Espanha e atravessa o norte de Portugal, até desembocar no mar.

O que achei muito legal foi atravessar a ponte DOM LUÍS I, é bem alto lá de cima rsrsrs. É muito linda a vista principalmente a noite! Esta ponte foi construída em 1881.

Na beira do rio, descendo de teleférico, você pode seguir para as caves do vinho do Porto . Pra que gosta de vinho tem visita guiada e degustação, nós não fizemos porque não sobrou tempo.

As Lojas das Conservas são muito famosas em Portugal, geralmente as lojinhas são muito bonitas. Você encontrará uma variedade absurda de bacalhaus, sardinhas, atuns, salmões, picas (peixe-agulha), ovas.

Mercado do Bolhão

Dizem que esse mercado é muito legal, porém estava em reforma e não pudemos conhecer.

Capela das Almas

Toda a fachada externa é coberta de azulejos. No total, são 15.947 azulejos, cobrindo mais de 300 metros quadrados.

Igreja dos Congregados

Possui uma bela fachada de azulejos.

Avenida dos Aliados

Vários edifícios imponentes marcam o centro histórico, como é o caso da Estação de São Bento (há painéis de azulejo, logo na entrada da estação do século 20). Há também belíssimos azulejos nas paredes, ilustrando cenas da vida portuguesa.

Estátua gigante do D. Pedro IV, também conhecido pelos brasileiros por Dom Pedro I. Esta rua que tinha a estatua era muito bonita, o lugar era muito agradável para passear.

Na rua que tinha o café majestic (Rua de Santa Catarina) era bem divertida com muitas lojinhas e em determinados horários do dia, em cima da loja C&A/FNAC havia apresentação de uns bonequinhos. Dois horários que sei que acontecem essas apresentações são 9hs e 18hs. A apresentação é bem fofinha, pena que não consegui colocar o vídeo aqui para que pudessem visualizar.


Onde comer?

Provar a típica “Francesinha”

Experimentamos a famosa Francesinha no Café Santiago. É um lugar gostoso, mas tem bastante fila, esperamos bastante pra poder sentar.

Não deixe de aproveitar pastel de bacalhau (o nosso bolinho) recheado com o queijo cremoso da Serra da Estrela na Casa Portuguesa que fica localizado na Rua Campo dos Mártires da Pátria.

Café Majestic: vale a pena conhecer, um café super charmoso. Inspirado na Belle Époque francesa.

Comer na manteigaria: o pastel de nata desse lugar era realmente incrível, uma ótima pedida com um café no final da tarde. DICA: em frente da manteigaria tinha uma loja de sapatos com preços ótimos, a loja se chama Guimarães, vale a pena conferir.

Pizza na pizzaria Muti: considero a melhor pizza e o ambiente também era bem gostoso. Tomamos um vinho super gostoso e aproveitamos a noite!

Pizza na II pizzaiolo: a pizza também era boa e o ambiente bem agradável.

Sorveteria AMORINO: Esse lugar era realmente delicioso e não deixe de provar os topping com chocolate dentro da casquinha. Na verdade nem ligava para o sorvete, gostava somente dessa casquinha com chocolate.

Essas foram algumas experiências que tivemos e espero que tenha ajudado!

Onde ficar?

Em porto, optamos pelo Hotel Mercure que era muito bem localizado, fazíamos praticamente tudo a pé, o quarto era bem confortável e o café da manhã delicioso. Acho que vale muito a pena esse hotel não só pela localização como pelo conforto.

Foto que tiramos da janela do quarto:

Até a próxima TRIP.