Ao chegar no porto de Santorini é necessário pegar um ônibus que você pagára 5 euros por pessoa para te levar até o centro que fica no alto da ilha e para que possa retirar o carro que alugou e para ir até o Hotel.
Entendemos que seja primordial alugar carro para que possa conhecer todas as vilas da ilha e para que tenha mais independência para ficar nos lugares que gosta mais e se quiser voltar em algum deles. Não importa o local que escolher para ficar hospedado na ilha: Thira (Fira), Óia (Ía), Pyrgos ou outra vila de Santorini, o aluguel de carro é essencial para conhecer toda a ilha. As vilas e as praias são afastadas entre si.
Todos os Ferries que pegamos era muito tranquilo, mas esse que foi para Santorini estava bem tumultuado, pessoal um pouco ansioso rsrsrsrs. Então se programe bem quando for para Santorini, porque deve ser comum o ferry lotado afinal é a ilha mais procurada, não é mesmo? Principalmente quem for em alta temporada. Acho que se puder evitar alta temporada é melhor, eu realmente não sei se vale muito a pena. Final de maio e começo de junho o tempo já é muito bom e já faz bastante calor.
Óia
É uma vila encantadora, aquelas casinhas brancas, com algumas cúpulas em azul, tudo impecável, limpo, bem cuidado, não dá vontade de ir embora. Você precisa conhecer a vilinha tanto de dia como de noite porque cada período com sua beleza incrível. A vilinha é super animada, muitos turistas, lojinhas de tudo o que imaginar, muitos restaurantes e cafés, gelateria, tem realmente de tudo.
Red Beach
ë a praia mais visitada de Santorini, é a praia “vermelha” com uma vista interessante e diferente. Para chegar até essa praia precisa fazer uma pequena caminhada, mas vale a pena! Tem um estacionamento para parar o carro para quem estiver de carro e depois uma pequena caminhada até a praia. É bem exótica e diferente.
Pôr do sol em Oia
Este é o espetáculo mais procurado e esperado e é realmente incrível. É muuuito lotado e aconselho chegar mais cedo para pegar um lugar legal tanto para assistir ao pôr do sol como estacionar o carro. Foi bem difícil para encontrarmos uma vaga para parar o carro, tivemos que esperar bastante tempo até alguém sair. Isso que nem era alta temporada, fico imaginando como fica em alta temporada, deve ser assustador.
Thira(Fira)
É a capital de Santorini. É em Fira que fica a agitação, os bares, restaurantes e baladas. Foi nessa vilinha que retiramos o carro que alugamos. Tem muuuitas lojinhas legais com roupas, jóias, bolsas, lembrancinhas, há muitos bons restaurantes e cafés. O principal porto da ilha é Atínias.
A ilha de Santorini chamada de Thira (Fira) é o resto de uma caldeira vulcânica que ocorreu há cerca de 3600 anos atrás e provocou um Tsunami que causou a destruição de Creta a 110 km. Formou uma cratera de 400 metros de profundidade. Devido a profundidade é possível que os navios de grande porte ancorem na baía.
Pyrgos
Se encante com esse vilarejo que é muito fofinho. A cidade recebeu esse nome devido a uma antiga torre construída já que o nome “Pyrgos” significa torre em português. Esta cidade era bem tranquila, lá do alto tinha uma vista linda, havia algumas lojinhas e cafés.
Kamari Beach
Pegamos o carro em um dos dias e visitamos essa praia Kamari, havia estrutura de guarda sol, cadeiras, tudo bem arrumadinho. Nada mal não é mesmo?
Iogurte grego tem em todos os vilarejos e em todos os hotéis tem como opção no café da manhã. Experimente um iogurte grego frozen que você encontrará em várias lojas espalhadas pela ilha.
Encontrei também uma loja que adorei de colares, pulseiras, brincos, encontrei peças lindas e diferentes com preços ótimos. Essa loja eu vi em todos os lugares que passei. Vale a pena conferir.
Almoçamos 2 vezes no restaurante Good Heart, pois a comida era deliciosa. Super atenciosos, a Garçom deu um olho grego e nos serviu uma entrada por conta da casa como boas vindas. De todos os restaurantes que comemos na Grécia toda, esse foi meu preferido, o Salmão era maravilhoso.
Jantamos Kebab no restaurante PitoGyros que ficava localizado em Oia. Estava muuuuito bom.
Almoçamos no Falafeland que ficava em Fira um belo Kebab de Falafel que estava surreal de bom.
Tomamos um sorvete incrível e um sabor mega diferente – Volcano.
Onde ficar?
Nós ficamos no hotel Kokkinos Villas e a vista era magnífica, ficávamos ali sentados admirando tanta beleza. O Café da manhã era bom e a vista era linda também, nada mal tomar café da manhã com uma vista daquela. Quando fomos embora o Hotel deu um vinho para levarmos embora em agradecimento por nossa estadia.
Espero que possam aproveitar as dicas.
Até a próxima TRIP!