Vamos conhecer um pouco de Sarajevo? Sarajevo é a maior cidade, centro político e financeiro da Bósnia e Herzegovina, país na região dos Balcãs, no leste da Europa. É uma cidade bonita, mas não tão bonita como Mostar. Consideramos uma cidade super tranquila, em nenhum momento nos sentimos com medo, mesmo pra andar a noite.
Saravejo também tem seus prédios baleados, conforme vc vai caminhando, vai encontrando os prédios todos baleados sem nenhuma restauração. Não entendo porque essas cidades na Bósnia não restauram os prédios até para colocar um ponto final nessa historia, não é mesmo? Para que ficar toda hora lembrando de uma história triste que matou tanta gente todos os dias? Não tem como vc olhar para os prédios e não lembrar da guerra. Talvez a população já esteja acostumada, mas confesso que pra gente que não vivenciou isso, bate uma tristeza, dependendo do lugar que a gente passava, dava até uma sensação ruim, vibe ruim, energia ruim.
O que conhecer?
Baščaršija: antigo bazar, centro histórico e cultural de Sarajevo. É aqui que vc vai encontrar de tudo e poderá escolher uma lembrança para levar pra casa, eu particularmente adoro comprar algo que representa o lugar que passei para trazer e depois poder usar e lembrar com carinho.
Sebilj
Este monumento encontra-se na praça do Baščaršija. Sebilj é uma fonte de madeira construída em 1753. Conta-se que o Sebilj foi trazido para a Bósnia e Herzegovina pelos otomanos, que insistiam que os trabalhadores estatais usassem a fonte para distribuir água de graça a transeuntes sedentos.
Mesquita Gazi Husrev-beg
Um dos marcos históricos mais importantes no bazar é a Mesquita Gazi Husrev-beg, da era otomana. Construída no século XVI, é a maior mesquita histórica da Bósnia e Herzegovina (e monumento nacional) e uma das estruturas otomanas mais representativas dos Balcãs. O alto minarete é visível de muitos pontos da cidade e a mesquita abriga um impressionante pátio. Foi a primeira mesquita do mundo a receber eletricidade e iluminação elétrica em 1898.
A Torre do Relógio é um monumento significativo, sendo que é o único relógio público com horário lunar.
Bezistan Gazi Husrev-beg
Um bazar coberto do século XVI onde, no interior, se comercializavam os têxteis e joalharia, enquanto que para o exterior viravam-se as lojas dos artesão metalúrgicos. Este foi o primeiro centro comercial da cidade. Ainda em funcionamento, este histórico corredor de paredes despidas, reúne lojas de bijuteria, roupa, souvenirs e itens do género.
Where East Meets West
Chegamos à encruzilhada Sarajevo Meeting of Cultures, onde, literalmente, o Oriente se encontra com o Ocidente. Para além de ser o local que reunia o maior número de lojas de doces, algumas do século XIX, daí o nome slatko ćoše (“esquina doce” numa tradução livre), era a “porta” de entrada no bairro otomano que se estendia para leste.
Rio Miljacka
Rio que divide a cidade. Aqui você vai observar as melhores vistas do rio.
Vijećnica
Ao longo das margens do rio Miljacka, há edifícios impressionantes e imponentes, como a Academia de Belas Artes de Sarajevo, a Vijećnica e a tradicional casa otomana Inat Kuća que constituem outros dos principais pontos de interesse de Sarajevo. A Vijećnica é o grande edifício que atualmente é a Câmara Municipal.
Catedral Católica do Sagrado Coração
A Catedral Católica do Sagrado Coração tem uma arquitetura gótica. Também imperdível no centro da cidade é a Igreja Ortodoxa Catedral da Natividade de Theotokos com o seu refinado interior.
Fortalezas Amarela e Branca
A subida à Fortaleza Amarela vai te proporcionar vistas maravilhosas da cidade. E o pôr-do-sol é algo confere uma beleza inesperada à cidade.
Conhecidas como Zuta Tabija e Bijela Tabija, respectivamente, essas duas fortalezas localizam-se em colinas próximas ao centro da cidade, de onde é possível avistar grande parte do centro.
Para chegar na Fortaleza Branca você pode pegar o ônibus linha 51.
Centro Velho: Stari Grad
Sarajevo foi fundada pelo Império Otomano, em 1450, e o centro velho, chamado Stari Grad, foi construído para ser um bazar e centro cultural no século 15.
Ali ficam igrejas católicas e ortodoxas, uma sinagoga antiga (a Stari Hram) e outra nova, e várias mesquitas de diferentes períodos históricos – a mais importante delas é a Gazi Husrev-bey Mosque, de 1532.
Muslihudin Cekrekcija, e é uma das mesquitas mais antigas da cidade, construída no início do século XVI.
Foi tombada como Patrimônio Nacional da Bósnia e Herzegovina por sua imensa importância histórica e cultural. É uma das mais antigas mesquitas da cidade.
Igreja dos Santos Arcanjos Miguel e Gabriel
Mais conhecida como Antiga Igreja Ortodoxa, essa igreja foi construída também no século XVI.
Trata-se de uma das poucas igrejas cristãs construídas nos primeiros séculos após a fundação de Sarajevo, quando ela estava sob o domínio otomano, de religião islâmica.
Catedral da Natividade de Theotokos
Bem perto da Catedral do Sagrado Coração fica essa outra catedral. É cristã ortodoxa, sendo uma das igrejas ortodoxas mais importantes do leste europeu.
Foi construída também no século XIX, em estilo barroco, com algumas influências orientais, como por exemplo as cúpulas.
Ponte Latina
A Ponte Latina é um dos mais visitados pontos turísticos de Sarajevo tanto por sua beleza, quanto por sua relevância histórica.
Fica na frente do Museu Sarajevo, e atravessa o Rio Miljacka ligando Bascarsija à outra margem. Uma ponte anterior de madeira foi construída no local no século XVI, sendo substituída por uma outra, de pedra, no fim do século XVIII.
Ao entardecer e a noite, a vista da Ponte Latina é linda.
Mesquita do Imperador
É a mais antiga da cidade, construída no século XV. Antes de 1500 ela já havia sido construída, danificada durante um conflito com exércitos estrangeiros e novamente reconstruída. Possui diversas cúpulas de grandes proporções, e um alto minarete.
A vista da mesquita com as altas montanhas dos Alpes Dináricos ao fundo é belíssima.
Sinagoga Asquenaze
A única atualmente em funcionamento.
O belo edifício da sinagoga, em estilo mourisco, está localizado às margens do Rio Miljacka, o que forma uma bonita paisagem.
Monte Trebevic
Sarajevo é cercada por altas montanhas, que fazem parte dos Alpes Dináricos. A mais famosa delas é Trebevic com mais de 1.600 metros de altitude, onde é possível chegar de teleférico, saindo da região central da cidade.
Além de Trebevic, há outras montanhas nos arredores da cidade. São elas: Jahorina, Bjelasnica, Igman (perto do Vrelo Bosne), Treskavica, Romanija e Ozren. Algumas dessas montanhas ficaram famosas após serem usadas durante as Jogos Olímpicos de Inverno de 1984.
Onde Ficar?
Ficamos no Hotel Swissôtel Sarajevo que era muito top, café da manhã delicioso e a vista do quarto era sensacional.
Onde comer?
Almoçamos no primeiro dia no restaurante Piccolo Mondo e a comida está muito gostosa.
Um outro lugar para comer que amamos que jantamos e almoçamos no dia seguinte e que o sorvete de pistache é sensacional, assim como a pizza é o Spazio Gourmet. Que lugar delicioso para comer, tomar um drink, conversar. Vale muito a pena!
Até a próxima TRIP!!!