Veneza!!!
É impossível não gostar de Veneza. Estar neste lugar é fascinante!!!
Você não pode ir de carro até lá, ou seja, você precisa deixar o carro estacionado, fora da cidade, e usar o Vaporetto – uma balsa e transporte oficial da cidade. Nós compramos os bilhetes do Vaporetto no hotel, não é muito barato, mas não tem como deixar de comprar porque para se deslocar para alguns lugares, você precisará. Mas vai se acostumando, porque em Veneza é tudo caro.
Você pode ficar hospedado em Mestre porque é bem mais barato e é super fácil para ir até Veneza, pois tem muitos ônibus e trens. Nós já ficamos hospedados no Mercure e também no hotel Adria. Achei o hotel Adria muito bom e muito fácil para pegar o ônibus porque era bem pertinho, esse hotel me surpreendeu.
Quando chegar em Veneza é só seguir placas para a ponte Rialto ou se estiver com celular é só colocar o lugar que quer conhecer e sair andando por aquelas ruazinhas lindas cheia de lojinhas. Pensa num lugar lindo!
Saia caminhando pelas ruas de passagem, atravesse para o outro lado do Canal Grande e vai descobrindo as praças, os canais, igrejas.
Ponte Rialto
É toda construída em pedra e data da metade do século XVI.
Quando chegar na parte de cima da ponte, caminhe até uma de suas bordas e terá uma vista espetacular do Grande Canale.
Piazza San Marco
Depois que descer a ponte Rialto, você vai seguindo placas caso não esteja com internet até chegar na Piazza San Marco.
Essa é a praça principal de Veneza e é linda, grande, possui alguns cafés tradicionais, monumentos importantes, na verdade quando você chega nela, não sabe nem pra que lado olha. Nesta praça você irá se encantar com a beleza da arquitetura local.
Campanile di San Marco
É um dos símbolos da cidade de Veneza. A torre tem 98,6 m de altura e fica num canto da praça, perto da entrada da basílica. Este é o local que você pode ver a cidade do seu ponto mais alto, você pode pegar um elevador para subir. Foi nesta torre de 98,6m que Galileu estreou seu telescópio.
Basílica de São Marcos
Do lado de fora da Basílica, encontram-se os 4 Cavalos de Constantino, que têm quase 2.500 anos de história. Conta a história desses cavalos que Veneza roubou as estátuas de Constantinopla no século 13, depois Napoleão roubou de Veneza na virada do século 19. A França passou menos de 20 anos com os cavalos e acabou devolvendo para a Itália, deixando réplicas no alto do Arco do Triunfo. Atualmente o que está na Piazza San Marco também é réplica, pois as originais estão no interior da basílica desde os anos 80.
Ponte dos Suspiros
A ponte foi construída para ligar o Palazzo Ducale à Prigioni Nove, primeiro edifício no mundo construído para ser uma prisão.
Torre dell’Orologio (Torre do Relógio)
É do século 15. Tinha várias funções, ou seja, mostrava as horas, as fases da lua, o signo dominante no zodíaco. Esse relógio foi adaptado para se tornar o primeiro relógio digital do mundo. Ganhou um mostrador de cada lado da imagem da Virgem Maria, logo o da esquerda informa as horas em numerais romanos e o da direita dá os minutos em numerais arábicos (de 5 em 5 minutos).
A Torre do Relógio tem muitos significados. A imagem de Virgem Maria representa a Igreja, o leão ao lado representa a República e o sino representa o Tempo. Uma curiosidade é sobre os dois gigantes que ficam no alto da torre, pois eles não tocam o sino na hora em ponto. O gigante da direita é o mais velho porque tem barba e por isso bate o sino 2 minutos antes da hora cheia e o gigante da esquerda que é mais jovem bate o sino 2 minutos depois. Infelizmente pela minha foto não dá pra ver os gigantes, dá pra ver somente um pedacinho do sino bem lá no alto.
Palazzo Ducale (Palácio dos Doges)
Um dos grandes monumentos e construções da cidade de Veneza, o edifício datado de 1309 segue um estilo gótico.
Murano
Para chegar até Murano, você precisa pegar um Vaporetto. Murano é uma cidadezinha bem bonita, conhecida pela famosa produção de vidro, possui muitas lojinhas que vai te deixar louco. Nunca vi tantas peças lindas, vontade de levar tudo embora.
Burano
Saímos de Murano, pegamos o Vaporetto e fomos para Burano.
A rua principal de Burano se chama Via Baldassare Galuppi, batizada com o nome do compositor que nasceu na cidade. Em Burano as casas tem fachada simples e são bem coloridas. Esta cidade é conhecida pelas suas rendas, quanta coisa linda, mas achei um pouco caro.
Nos percursos do Vaporetto você consegue tirar fotos bem bonitas e passa em lugares lindos.
Onde Comer?
Geralmente os restaurantes são bem caros em Veneza, é bem acima da média das outras cidades da Itália.
Ristorante al Paradiso (Sestiere San Polo, 767). Encontramos esse restaurante por um acaso e tivemos muita sorte. A comida estava deliciosa, pegamos um menu que tinha direito a uma massa, carne e sobremesa. Tudo que pegamos estava muito bom, principalmente o macarrão com frutos do mar.
Trattoria al Gazzettino: esse restaurante era bem avaliado, porém não gostamos muito, na verdade não achamos nada demais. Pelo preço, esperávamos uma comida melhor. O atendimento foi muito bom, foram muito atenciosos nos deram bolachinhas, sobremesinha e até um licor como um agrado. Além disso, chegamos no restaurante já era quase 16h e ainda deixaram a gente comer sendo que o restaurante estava praticamente fechado. Então, talvez a comida não estivesse tão espetacular porque eles já estavam encerrando o expediente. Eu daria uma segunda chance rsrsrs.
Espero ter ajudado vocês.
Até a próxima TRIP!